26/10/2021 às 18h28min - Atualizada em 26/10/2021 às 18h28min

Projeto pioneiro para descarte de produtos de limpeza é implementado em supermercados de Salvador

Brilux recolhe embalagens usadas de clientes para reaproveitamento

AB NOTICIAS NEWS
Tribuna da Bahia
Divulgação

A Brilux deu início a um projeto pioneiro de descarte de produtos de limpeza e instalou coletores de embalagens usadas no Recife e em Salvador. Os recipientes descartados pelos clientes terão como destino cooperativas de reciclagem e ganharão novos usos.
 
Esse projeto é realizado em parceria com a TrashIn, startup especializada na gestão de resíduos. A iniciativa foi elaborada como uma solução sustentável aos produtos da marca, minimizando os impactos no meio ambiente.


 
“Estamos constantemente buscando criar soluções que aliam oportunidades econômicas com benefícios para nossos consumidores e o meio ambiente. Com os coletores, demos mais um passo para trazer medidas sustentáveis para nossos produtos. Além disso, conscientizamos as pessoas sobre a importância do descarte correto”, destaca Renata Carvalho, gerente de Marketing e Trade das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte.
 
A ação, neste primeiro momento, está em funcionamento nos hipermercados Big de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e do Iguatemi, no bairro de Pituba, em Salvador.  
 
O projeto conta com a fiscalização constante de um supervisor que confirma se o volume coletado é suficiente para encaminhar até o centro de triagem da cooperativa de reciclagem. Uma vez recolhido pela Trashin, o material é encaminhado para as cooperativas parceiras, CamaPET (BA) e Pró-Recife (PE). Em seguida, o material é separado, selecionado e quantificado. Neste processo é possível gerar indicadores de aproveitamento dos resíduos coletados e impactar positivamente a vida dos 33 cooperados envolvidos no projeto.
 
Esta parceria de gestão de resíduos entre Raymundo da Fonte e Trashin ainda gera renda extra para os colaboradores das cooperativas envolvidas. “Este projeto é uma ótima oportunidade para aumentar o volume de resíduos reaproveitáveis recebidos pela cooperativa. Assim como aconteceu em outras parcerias que já firmamos, eles podem aumentar o volume de revenda desses produtos, trazendo mais impacto financeiro para os trabalhadores das cooperativas”, explica o diretor de Marketing e cofundador da Trashin, Gustavo Finger.
 
Carbono Neutro

A iniciativa também conta com a compensação de carbono por meio do Programa de Gerenciamento de Gases de Efeito Estufa, CO2 Neutro, da Eccaplan, consultoria de gestão da sustentabilidade. Ou seja, todo o trajeto de transporte dos resíduos descartados nos coletores até a cooperativa de reciclagem será compensado por meio do crédito de carbono neutro. 
 
“Nossas soluções são sempre voltadas a causar sempre zero impacto ao meio ambiente e proporcionar que o máximo possível de resíduos secos voltem para a cadeia produtiva. Por isso, para o desenvolvimento diário da parceria com a Raymundo da Fonte, fechamos este acordo com a Eccaplan, onde faremos toda a compensação de carbono gerado durante a operação apoiando o projeto de reflorestamento da amazônia”, explica Finger. 
 
Outras iniciativas

 
Além da instalação dos coletores, este ano a Brilux já tinha lançado novas embalagens, completamente recicláveis e com redução de 42% no volume de plástico lançados ao meio ambiente. A nova embalagem também conta com tampa abre-fácil e um bico dosador, o que facilita a economia do produto.
 
E o grupo Raymundo da Fonte, responsável pela marca, desde 2019 já financiou a reciclagem de 4,9 mil toneladas de plástico, gerando renda e sustentabilidade através da coleta, triagem e destinação de embalagens descartadas.
 
Sobre a Brilux
 
Simplificar a vida dos consumidores. Esse é o objetivo da Brilux, uma das principais marcas da Indústria Raymundo da Fonte. Líder na região Norte-Nordeste em produtos de limpeza, a marca rotula mais de 100 dos 330 itens produzidos pelo grupo pernambucano, entre água sanitária, lava-louças, desinfetante, limpador multiuso e lava-roupas. Com uma forte relação com os seus consumidores construída ao longo de décadas, a Brilux está presente no dia a dia de milhares de famílias como sinônimo de qualidade e tradição no segmento de produtos de limpeza doméstica. Acesse o instagram @familiabrilux e visite o site https://www.dicasparaolarbrilux.com.br/ para conhecer os melhores truques para simplificar a faxina e a rotina.

Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia