26/10/2021 às 11h22min - Atualizada em 26/10/2021 às 12h20min

Decoração natural: 5 dicas de itens para melhorar o seu apê

A tendência que torna os ambientes mais agradáveis também é funcional e pode ser aplicada em apartamentos.

SALA DA NOTÍCIA Julia Ximenes
 

Decoração natural: 5 dicas de itens para melhorar o seu apê

 

A tendência que torna os ambientes mais agradáveis também é funcional e pode ser aplicada em apartamentos. 

 

Um hobbie que ganhou força nos últimos meses é o de cuidar de plantas. Devido à pandemia de Covid-19, as pessoas tiveram que passar mais tempo em casa e, com isso, a decoração natural se tornou um tipo de "válvula de escape''. 

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o setor de jardinagem encerrou o ano de 2020 com 10% de crescimento, principalmente em consequência das vendas de flores e plantas. Até março de 2021, alguns produtores tiveram até 20% de aumento em seus negócios. 

 

Ao ficar mais tempo em casa — e menos tempo na natureza — é normal que as pessoas busquem por soluções para tornar os ambientes mais aconchegantes. Afinal de contas, essa mudança foi um grande desafio para muitas delas. 

 

Com a decoração natural é possível ter um pouco de contato com a natureza, seja com flores e plantas, ou itens feitos de materiais naturais, como o bambu. 

 

O melhor de tudo é que além de ser esteticamente agradável, este tipo de decoração também é muito funcional, já que pode ser aplicado tanto em casas quanto em apartamentos. 

 

Você não precisa de um quintal para ter acesso a ambientes que transmitam a tranquilidade da natureza. O segredo está em escolher os itens certos, que vão proporcionar uma conexão com o natural dentro do seu imóvel. 



 

Dicas de itens para decoração natural

Uma decoração natural cria um ambiente tranquilo e relaxante, o que é excelente para quem costuma passar mais tempo em casa. 

 

A seguir, vejamos algumas dicas de itens que ajudarão a incluir um pouco da natureza em sua residência, principalmente se for um apartamento. 

 

1. Vasos com plantas

Claro que precisamos iniciar a lista com elas, as plantas. A primeira coisa que você pode fazer — e que pode custar pouco se encontrar os locais certos para fazer suas compras — é procurar por belos vasos com plantas. 

 

Algumas pessoas preferem comprar plantas artificiais devido a facilidade de mantê-las, mas optar pelo natural sempre será a melhor maneira de ter aproximação com a natureza. 

 

As plantas são ótimas para preencher espaços nos ambientes e podemos encontrar opções em diferentes tamanhos. 

 

Se você tem um espaço maior disponível, encontrará uma planta adequada para ocupá-lo. O seu apartamento é pequeno? Tudo bem! Você também encontrará uma opção ideal para ele. 

 

Uma dica importante para se você quiser incluir mais de uma planta em um mesmo ambiente, é tentar variar as formas, tipos e tamanhos delas, para que possa obter uma textura adicional e manter o interesse visual. 

 

Além de serem versáteis, as plantas naturais também ajudam a purificar o seu ar e melhorar o seu humor. 

 

2. Tapete de Juta

A juta é um material feito a partir de fibras vegetais secas, o que proporciona muita durabilidade e que exige pouca manutenção. Portanto, é a escolha ideal para quem está em busca de um tapete com valor acessível e de baixa manutenção. 

 

Grande parte dos tapetes que são fabricados com juta ou outras fibras naturais possuem cores neutras, mas também é possível encontrar opções com trama de cor mais sólida ou com outros padrões. 

 

Esse tipo de tapete também é muito versátil, já que podem ser utilizados para complementar espaços com decoração boho ou rústica, por exemplo. 

 

É importante dizer que você não precisa ter medo de utilizar vários itens naturais em um ambiente, principalmente quando se trata de tapetes. Só tenha atenção e certifique-se em ter espaços harmônicos. 

 

3. Mesa de madeira natural

Móveis fabricados com madeira natural ganham destaque devido ao alto nível de beleza que possuem, principalmente quando conseguimos ver o desgaste natural e a imperfeição do material. 

 

Você pode optar por usar tanto uma mesa de centro quanto uma mesa de estar feita de madeira natural para adicionar um toque natural à sua cozinha, sala de jantar ou sala de estar. 

 

Tenha em mente que a madeira é versátil e atemporal, o que a torna uma ótima opção de material para todos os estilos de decoração. 

 

4. Cadeira de Vime

O vime é um material natural feito de palmas secas. Ele é muito utilizado na fabricação de móveis naturais e precisa passar por um processo que é, basicamente, artesanal. 

 

As suas varas ficam flexíveis depois que são umedecidas e, geralmente, são tramadas para criar móveis, cestos e peças de decoração. 

 

Os itens fabricados com vime, como as cadeiras, podem durar mais de 20 anos, desde que certos cuidados sejam tomados, como o processo correto de limpeza. 

 

Para limpar uma cadeira de vime você basicamente vai precisar de um pano umedecido e uma mistura de água quente com bicarbonato de sódio e deixar que ela seque na sombra. 

 

Esse tipo de móvel pode ser incluído em qualquer ambiente do seu apartamento, desde a sala de estar até a varanda, caso tenha uma.
 

5. Persiana de Bambu

Há séculos o bambu é muito utilizado na Ásia, mas também já conquistou o seu espaço no Brasil no que diz respeito à decoração de ambientes internos. 

 

Por ser um material forte, mas, ao mesmo tempo leve, as persianas de bambu se tornaram populares em todo o mundo. 

 

Esse item proporciona muitos benefícios, sendo um deles a versatilidade. Você pode encontrar persiana de bambu em três tons: claro, médio ou escuro; dentro dessas cores, você ainda pode encontrar diversos tons naturais de madeira. 

 

Com tantas opções disponíveis, você poderá escolher o tom perfeito que adicionará beleza e personalidade ao seu apartamento. Além disso, elas são muito práticas de serem instaladas e utilizadas. 



 

Encontre as opções de itens que são melhores para o seu apartamento. 

 

As dicas que acabamos de citar são apenas algumas em comparação a grande variedade de itens que o mercado disponibiliza. 

 

Hoje em dia, é possível encontrar lojas especializadas em decoração natural, e que oferecem produtos para todos os gostos. 

 

Até mesmo as grandes lojas preocupam-se em oferecer itens naturais, afinal de contas, estamos falando de uma tendência que já conquistou muitas pessoas — e, provavelmente, conquistará muito mais. 

 

Lembre-se que o fato de você morar em um apartamento não te impede de ter uma decoração natural, que proporcione o ambiente tranquilo que deseja. 

 

Basta fazer algumas pesquisas e você encontrará móveis, vasos com plantas e outros itens que são apropriados para o seu espaço. 







 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia