25/10/2021 às 11h33min - Atualizada em 26/10/2021 às 00h01min

Enext lança e-book com estratégias utilizadas por grandes e-commerces globais na Black Friday

Especialista revela que antecipar planejamento é a chave para otimização de vendas na data comemorativa

SALA DA NOTÍCIA Marcela Borges
https://enext.com.br/

A Black Friday começa bem antes da data sazonal para o varejo. Por isso, as marcas que vendem online, seja por e-commerce ou marketplace, precisam investir e entender que estes espaços oferecem diversas ferramentas essenciais que ajudam as empresas a ter sucesso nesse período. Em 2020, os números da Black Friday foram bem positivos. Um relatório emitido pela Neotrust - empresa de inteligência de mercado com foco em e-commerce - aponta que foram realizados cerca de 13 milhões de pedidos, o que representou um faturamento de R$ 7,7 bilhões em todo o setor — crescimento de 21,9% em relação a 2019.

Para o Gabriel Lima, CEO da Enext - a Wunderman Thompson Company - empresa focada em soluções para negócios digitais, para manter o nível de crescimento do ano passado é necessário que as lojas tracem e adotem um plano de comunicação de vendas com o público-alvo a ser atingido. Foi pensando nisso que o executivo e o time de especialistas de marketing digital, produziram o primeiro e-book com 7 iniciativas para ter uma Black Friday imbatível em 2021. A proposta visa auxiliar as marcas que estão em busca de novas ferramentas e ações aplicadas por grandes empresas que vendem no online por todo o mundo. “O consumidor está criando novos hábitos. Desde o começo da pandemia as pessoas começaram a comprar de forma online e passaram a adotar esse método de forma frequente. Com isso, o mercado está cada vez mais competitivo e é necessário que os lojistas estejam com boas estratégias para se destacar entre seus concorrentes”, explica Lima.

O e-book desenvolvido pela Enext é totalmente gratuito e traz informações que irão gerar resultados satisfatórios para as empresas que investirem nas ações e estratégias descritas no material. O conteúdo é composto por sete capítulos, que ajudam desde os primeiros passos, até como adaptar de forma correta a identidade visual da marca, além de otimizar a landing page para os mecanismos de buscas e, assim, proporcionar uma boa experiência para os clientes.

Primeiros passos

A jornada digital de compra dos consumidores na Black Friday tem um grande aumento de demanda, bem como a aceleração na conversão. “Para isso, o primeiro passo é traçar e adotar um plano de comunicação de vendas com o público-alvo e dividi-lo em três canais: mídia online (para atrair novos consumidores), mídias em marketplaces (para se aproveitar do crescimento expressivo dessa vertical) e CRM (para fomentar as vendas entre seus melhores consumidores)”, explica o especialista.

Em relação à mídia online, o especialista alerta que o setor está cada vez mais competitivo e as estratégias de ativação e aquisição de consumidores ficam cada vez mais sofisticadas. “É necessário ter cautela com o investimento e não atacar apenas um canal. Em vista ao cenário atual é essencial ter um orçamento mais flexível para acompanhar essas frentes de evolução do negócio”, comenta.

O segundo ponto de atenção para o mercado online está na estratégia de vendas por meio dos marketplaces. Nos últimos anos, o mercado de comércio eletrônico tem sido impulsionado por lojas virtuais que fazem a intermediação da compra entre o consumidor e o vendedor. Este modelo de vendas online ajuda o mercado de e-commerce a manter os altos índices de crescimento. Nesta Black Friday, o varejo digital necessita considerar os benefícios existentes dentro deste espaço e investir em seus produtos.

Por fim, é importante implementar o sistema de CRM para fazer abordagens mais eficientes, uma vez que o processo armazena todo o histórico do cliente potencial e proporciona uma comunicação personalizada para o consumidor. “O segredo está no CRM que segmenta a base de vendas e que resulta em uma estratégia de valor para a marca e para quem consome. Uma dica valiosa é usar o histórico da Black Friday, entender quais os produtos mais buscados e comprados pelos clientes, oferecer condições especiais e avisar as ações promocionais com antecedência e de forma personalizada, para assim conquistar bons resultados”, finaliza Gabriel Lima.

Para o conteúdo completo: http://cloud.e.enext.com.br/EnextBlackFriday


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