25/10/2021 às 11h07min - Atualizada em 26/10/2021 às 00h01min

Marta Suplicy e Aline Torres prestigiam ensaio de dança para a abertura da I Expo Internacional da Consciência Negra

"A Prefeitura de São Paulo está a toda! Estamos trabalhando, intensamente, com apoio e incentivo do prefeito Ricardo Nunes!", assim resume a secretária municipal de Relações Internacionais (SMRI), Marta Suplicy

SALA DA NOTÍCIA Fatima Robustelli
Marta Suplicy, acompanhada da secretária municipal de Cultura, Aline Torres, e da assessora de Relações Internacionais Adriana Vasconcellos, coordenadora do programa “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, visitou, neste domingo (24), a quadra da Dragões da Real, na Vila Anastácio, Zona Oeste. Lá, as três conferiram um ensaio de dança para a abertura da I Expo Internacional da Consciência Negra. A coreografia foi montada por Carllos Alvez, artista popular, oriundo da periferia da cidade de São Paulo.

Marta Suplicy frisou que “a I Expo Internacional da Consciência Negra é uma narrativa escrita pelo povo negro e será a maior comemoração que São Paulo e o Brasil já viram sobre a história da civilização negra, contando o passado, o presente e projetando o futuro”.


Segundo Marta Suplicy, o evento é gratuito e são esperados 5 mil visitantes/dia. Tudo está sendo organizado respeitando os protocolos sanitários em prevenção à contaminação por coronavírus. “É um evento sem precedentes e que tem muito a ensinar, sobre educação, saúde, mulher negra, cultura empreendedorismo e tecnologia”, explica a secretária municipal de RI.

Marta Suplicy elogiou o time de bailarinos, pela dedicação extraordinária e a capacidade de transmitir o recado da exposição “é corpo de baile composto por diversas pessoas, de diferentes gêneros, orientações sexuais, idades e corpos, muito expressivo e eles são excelentes na performance”, destacou.

‘Laroyê, que abram os caminhos’

A I Expo Internacional Dia da Consciência Negra está montada com elementos do Carnaval brasileiro. E terá um ato inicial da cerimônia. A coreografia, com 27 bailarinos negros, chama-se: ‘Laroyê, que abram os caminhos’, dando início ao evento com uma saudação para Exú, assim como nos ritos candomblecistas.

Para a secretária Aline Torres, “é super emocionante ver que a I Expo Internacional da Consciência Negra está tomando corpo”. Ela citou bailarinos, coreografia, figurino que já vai sendo preparado, mas disse que o mais especial é ver “a cultura como ferramenta de transformação da sociedade, ainda mais no dia da Consciência Negra, em um evento da Prefeitura da cidade de São Paulo, com todas as secretarias participando”. A secretária lembrou que isso faz com que avance o compromisso da gestão Bruno Covas e Ricardo Nunes: “São Paulo ser uma cidade antirracista”.

Adriana Vasconcellos falou da emoção de assistir um ensaio de dança que traduz a I Expo Internacional da Consciência Negra: “estamos trazendo mais pessoas para a luta antirracista, estamos ampliando, agindo no plural para uma conquista que trabalha em prol de mais humanidade”. Adriana assinala que o evento tem o propósito de educar, sensibilizar e transformar em vista de uma sociedade sem preconceitos. “Trabalhamos para que o racismo seja superado. Espero que o evento seja um sucesso!”

Serviço:
Data: 20 e 21 de novembro para o público, e 22 de novembro também para visitações escolares.
Local: Pavilhão Oeste do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo)


Comunicação SMRI
 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia