25/10/2021 às 16h56min - Atualizada em 25/10/2021 às 18h31min

Natureza em casa: HBC compartilha inspirações e explica como aumentar o bem-estar com a presença do natural

Jardins, pequenos espaços verdes ou até mesmo vasos com plantinhas dispostas pela morada são medidas eficazes para aumentar a vivência saudável

SALA DA NOTÍCIA Dc33 Comunicação
https://dc33.com.br/
Beto Lima
Com algumas espécies de plantas comestíveis, o jardim da Mostra Casa Saudável foi assinado pelo escritório Toni Backes Paisagismo, em parceria com Gabriela Pizzetti e Grace Jahnel, e a paisagista Maria Fernanda Marques. O propósito foi alcançado com sucesso: proporcionar aos visitantes momentos de contemplação à natureza 
 
Estar em contato constante com a natureza e suas belezas costuma aproximar todos nós de um estilo de vida mais saudável, além de proporcionar momentos incríveis. Quem não ama sentir o perfume das flores, ouvir o som da água ou simplesmente se sentar e contemplar a forma única de cada espécie, não é mesmo? Com a vida agitada nos grandes centros urbanos e o pouco espaço para o verde, atividades como essas têm ficado cada vez mais distante de nossa rotina e acabam por fazer falta no bem-estar das pessoas. 

“Ter o natural ao nosso redor traz diversos benefícios à saúde. Entre eles, respiramos melhor, aumentamos o nosso desempenho nas atividades do dia a dia, nos concentramos mais facilmente, relaxamos e nos conectamos melhor com a nossa essência. Por isso, é sempre importante termos um cantinho voltado para o cultivo de plantas em casa. Assim, podemos nos lembrar diariamente das sensações e melhorias que a natureza nos beneficia”, explica Allan Lopes, fundador e diretor global da Healthy Building Certificate, empresa que presta consultoria, certifica construções saudáveis e realiza a 1ª edição da Mostra Casa Saudável, aberta na capital paulista até o dia 7 de novembro. 

Trazendo inspirações direto da Mostra Casa Saudável e dicas simples para serem implementadas, os profissionais da HBC explicam como aumentar nossa felicidade ao inserir pitadas da natureza nos ambientes residenciais. Confira!

Jardins
 

Projetado para promover bem-estar físico, psicológico e mental, o Jardim Saudável, que integra a Mostra, conta com 120 m² e foi inspirado nos quatro elementos da natureza | Foto: Beto Lima

 
Para aqueles que contam com o privilégio de morar em casa com quintais ou mesmo em apartamentos com varandas generosas, a pergunta: que tal reservar um espaço para ter o seu próprio jardim? “A dedicação e os cuidados diários são extremamente positivos para nossas mentes e emoções. Diria, inclusive, que essa rotina pode se tornar um instante de alegria e desconexão com o mundo exterior que o morador pode ter. Além do mais, deixa a decoração mais bonita e auxilia como umidificador natural, principalmente nesses períodos secos que atravessamos, pontua Marcos Casado, CEO da HBC.

Ao tornar realidade o sonho de conquistar um espaço voltado para a contemplação da natureza na Mostra Casa Saudável, os profissionais que integram o escritório Toni Backes Paisagismo, em parceria com Gabriela Pizzetti e Grace Jahnel, e a paisagista Maria Fernanda Marques Paisagismo elaboraram espaços para descanso, lazer, diversão, produção intelectual e exercício físico na área externa do casarão onde acontece a mostra.

Uma das principais preocupações dos idealizadores foi a escolha de mobiliários e equipamentos que atendessem aos requisitos de funcionalidade, ergonomia, histórico do material e baixa pegada ecológica. No piso, são destacados materiais como madeira, pedra e concreto, além de pisos drenantes e conduções da água pluvial para uma gestão eficiente de águas, promovendo a infiltração natural.

Os profissionais ainda reforçam que o contato físico e visual com os elementos naturais são convenientes para a prevenção de doenças respiratórias e psicológicas para os seres humanos. Além disso, o entendimento do local como paisagem natural é fundamental para sua valorização e potencialidade. Não tem quem não sinta vontade de passar algumas horas relaxando neste jardim!
 
Mini horta e sua praticidade
 

Na cozinha da Mostra Casa Saudável, assinada pela arquiteta, urbanista e especialista na criação de ambientes saudáveis Tânia Fróes, é possível observar uma mini horta instalada na grande janela que ilumina o ambiente. Ao reproduzir esta ideia em casa, o habitante ainda terá a regozijo de sempre cozinhar com temperos frescos! | Foto: Beto Lima

 
As mini hortas são uma excelente pedida para quem está começando a se aventurar pelo cultivo das plantas. Dispensando a necessidade de grandes espaços para cultivar seus próprios temperos e especiarias, a horta pode ser feita na varanda do apartamento ou até mesmo no parapeito de uma janela. Basta enfileirar pequenos vasinhos e atentar-se aos cuidados que cada espécie necessita.

“Uma pequena horta em casa já é capaz de fazer diferença, tanto no sabor dos pratos que preparamos, quanto em seus efeitos na bioquímica do nosso corpo. É preciso lembrar que temperos prontos são compostos por sabores artificiais e contém substâncias químicas, corantes e sódio em grandes quantidades”, alerta Allan. Desta forma, ervas e temperos produzidos em casa são ótimas alternativas para uma alimentação mais saudável e equilibrada. Nosso organismo agradece!
 
Teto verde
 
 

No casarão de Pinheiros que recebe a Mostra, as antigas e tóxicas telhas de amianto deram espaço para um incrível teto verde projetado pelo arquiteto e paisagista Mário Scalambrino. | Foto: Beto Lima

Telhado verde deixou de ser um conceito para tornar-se uma ideia que veio para ficar. Muito mais do que uma cobertura de vegetação, a sua implementação envolve técnicas de impermeabilização e de plantio que devem ser feitas por um profissional qualificado. Por isso, muitos ainda acreditam que estão diante de uma tarefa desafiadora para se colocar em prática. 

Porém, os seus benefícios costumam superar qualquer trabalho: a economia financeira, uma vez que é possível captar a água da chuva e empregá-la para a limpeza dos ambientes, a redução de temperatura da casa, a configuração de jardins e as condições propícias para visitantes ilustres ao longo de todo dia: pássaros cantantes – principalmente agora, na primavera! –, insetos e pequenas borboletas são capazes de transformar o dia em um cenário muito mais belo, intenso e alegre!

Na Mostra Casa Saudável, o teto verde funciona como mais um espaço de refúgio para o descanso e meditação. Assinado pelo arquiteto e paisagista Mário Scalambrino, a área de 177m² teve como inspiração o sol, o céu e a orientação para o sul. Com desenhos baseados nos raios solares, o ambiente proporciona uma vista de 360° da região.

Para a sua execução, foi necessária a troca das telhas originais, que eram de amianto – um material extremamente tóxico e felizmente abolido da construção civil –, e o madeiramento original composto por vigas, caibros e tábuas, que estava em bom estado, se tornou um recurso disponível para a execução do deck de acesso. Na vegetação, a decisão por espécies nativas valoriza a flora brasileira trazendo graça e cor ao ambiente: Rosinha de Sol, Cosmos e Girassóis. 

Revoadas de borboletas são garantidas com as Lantanas amarelas, enquanto a Grama São Carlos, nativa do Brasil, proporciona aos visitantes contato com o solo e um bonito visual.

Mostra Casa Saudável 
A exposição reúne grandes nomes do mercado de arquitetura que assinam o projeto de reforma e construção de 17 ambientes em um casarão localizado na Avenida Pedroso de Morais, 2.188, no bairro Alto de Pinheiros. O espaço está aberto para visitação de terça a domingo, das 13h às 20h. A visita conta com guia e deve ser agendada pelo site www.mostracasasaudavel.com.br. Cada ingresso custa R$30,00 e além do tour presencial, também há a possibilidade de fazer o tour de maneira virtual. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia