25/10/2021 às 12h01min - Atualizada em 25/10/2021 às 18h21min

Qual calçado usar para ir para a academia: dicas essenciais

SALA DA NOTÍCIA Victor
Você sabe qual calçado usar para ir para a academia? Se não, mas quer começar a se exercitar com frequência, é importante aprender a escolher um tênis adequado para os seus exercícios. Afinal de contas, dependendo do calçado escolhido, você pode até mesmo se lesionar e piorar a sua situação, ficando sem treinar por causa do machucado adquirido.
Hoje em dia, há uma maior consciência e preocupação com o corpo entre os brasileiros. Não é à toa: nosso país vem subindo nos índices de obesidade e isso traz vários problemas de saúde para a população. Por isso, fazer exercícios é uma das melhores maneiras de queimar calorias e garantir maior saúde e um corpo mais saudável e preparado para qualquer necessidade.
Para isso, no entanto, é vital saber qual calçado usar para ir para a academia. Quer aprender como escolher? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Qual calçado usar para ir para a academia: 6 dicas para escolher

1. Atente-se ao peso do calçado

Um tênis muito pesado pode atrapalhar nos exercícios, principalmente na esteira. Por outro lado, algumas pessoas se sentem desconfortáveis e desbalanceadas com um calçado muito leve. O ideal é experimentar o tênis e sentir se o peso está de seu agrado, levando em conta a atividade intensa que fará com ele.
Aproveite o seu experimento para fazer alguns dos exercícios que provavelmente fará na academia, como agachar, pular, correr e mexer os pés. Se o tênis parecer pesado demais, ele poderá ser um problema nos seus treinos. E se ele for leve demais, pode desequilibrar você e causar outros danos.

2. Escolha um tênis com respirabilidade

Os pés, assim como outras partes do corpo, transpiram em abundância quando em atividade. Tênis de couro, fechado ou muito acolchoado impedem o ar de circular e aumentam a proliferação de bactérias.
Procure calçados de tecido, principalmente com mesh, a trama usada comumente em tênis de corrida (como os da marca Skechers, por exemplo). Esse material foi pensado para a respirabilidade do tênis sem a perda do conforto.

3. Pense no amortecimento

A maioria dos exercícios de academia exigem muito dos joelhos e dos pés, principalmente os que envolvem corrida. Até o ato de levantar peso requer uma boa força nos membros inferiores, e pode sobrecarregar as juntas.
Por isso, é importante escolher um tênis que tenha um bom sistema de amortecimento, não só na entressola, onde é mais comum, mas também em outras áreas que ajudam a amparar o impacto, como no calcanhar, na língua e na palmilha, esta última podendo ser ortopédica, de acordo com o tipo de treino.

4. Tenha calçados para diferentes tipos de treino

Se você alternar os treinos, então deve alternar os tipos de calçado também. O tênis para esteira, estepe e outros exercícios de alta intensidade deve oferecer mais suporte, amortecimento e respirabilidade do que o tênis usado para levantar peso, que deve apresentar mais estabilidade para lidar com o impacto e a força direcionada ao chão quando se levantar os halteres.
Por isso, pense em qual o tipo de treino que você fará mais frequentemente e comece com um tênis adequado para ele. Normalmente, iniciantes fazem mais exercícios aeróbicos (como corrida, caminhada ou bicicleta) e, portanto, seu primeiro tênis de exercício deve ser desse tipo.

5. Entenda o seu tipo de pisada

Existem vários tipos diferentes de pisadas. Algumas pessoas têm a pisada mais aberta ou mais fechada, com mais peso em um ponto do pé ou no outro. Saber esse tipo de coisa é importante para escolher o calçado que protegerá mais seu pé e seu corpo durante os exercícios.
Dependendo do tipo de pisada, pode ser necessário comprar tênis específicos ou, no mínimo, comprar palmilhas pensadas exclusivamente para o seu tipo de pisada. Isso ajudará a minimizar o impacto de correr, por exemplo, e proteger seus joelhos durante os exercícios.

6. Não se esqueça de dar um descanso para seu tênis

Mesmo um calçado com respirabilidade precisa de descanso para arejar e evitar a proliferação de bactérias . Um tênis usado continuamente será responsável por mau-cheiro e até doenças dermatológicas como micose e frieira.
Além deste fator, deixar o tênis parado por uns dias dá o tempo necessário para ele se recompor do excesso de peso e impacto causados pelo exercício, reestruturando seu sistema de amortecimento e espumas de volta ao original.
Se você vai à academia todos os dias tenha, pelo menos, dois pares de tênis para ir à academia fazer o treino principal, e um para fazer os treinos complementares. Desse jeito, você cria um bom sistema de rodízio que permite o devido descanso a todos os calçados.
Pronto! Agora que você já sabe qual calçado usar para ir para a academia, seu próximo passo é começar a fazer pesquisas. Olhe na Internet por algumas lojas especializadas no assunto, que normalmente praticam preços melhores do que aquelas lojas físicas que você encontra no centro da cidade. Uma boa ideia é ir a uma loja de material esportivo em um shopping próximo e pedir algumas sugestões dos vendedores.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo qual tipo de tênis vai comprar para ir para a academia!
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia