25/10/2021 às 15h13min - Atualizada em 25/10/2021 às 18h20min

5 coisas que você deve avaliar antes abrir seu negócio: empreender se tornou o segundo maior sonho do brasileiro

Pelo menos é o que aponta o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Mas você está preparado para abrir seu próprio negócio?

SALA DA NOTÍCIA Si Comunicação
Divulgação
O número de brasileiros que pretendem abrir uma empresa nos próximos três anos aumentou 75% em 2020, chegando a 50 milhões de pessoas. De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), depois de muito tempo em terceiro lugar, empreender se tornou o segundo maior sonho do brasileiro, ficando atrás apenas de viajar. Segundo a consultora de negócios Alice Salvo Sosnowski, especialista em soft skills, esta estatística é reflexo da pandemia, do desemprego e da incerteza do mercado. “Os brasileiros perceberam que o empreendedorismo pode ser um caminho viável e investir em novas ideias e negócios pode ser uma saída promissora para suas carreiras.Mas antes de abrir uma empresa, é preciso saber que existe um longo caminho entre o sonho e a realização mesmo porque, pequenos erros podem fazer com que o que parecia uma solução virar um problema ainda maior com dívidas e sensação de fracasso”, ressalta. Confira alguns passos básicos que devem ser levados em consideração por quem quer se aventurar na jornada empreendedora.
 

  1. Invista em autoconhecimento: é fundamental ter clareza dos seus valores, propósitos e identidade para saber onde investir. Faça cursos, coach, leia livros, frequente grupos de reflexão, pense nas suas prioridades de vida. O autoconhecimento é o maior patrimônio que você poderá construir na sua trajetória e terá reflexos benéficos em todas as áreas da vida.
 
  1. Conheça objetivamente o mercado: nem tudo é o que parece. Aquele food truck pode trazer muito mais encrenca do que o seu atual emprego, portanto pesquise o mercado onde quer atuar. Leia  pesquisas setoriais no campo em que você quer atuar, procure reportagens sobre o assunto, mergulhe fundo no perfil do público que você quer atingir.
     
  2. Encontre um problema a ser resolvido: para encontrar uma oportunidade de negócios, nada melhor do que procurar problemas. De nada adianta ter uma ideia genial, se o seu negócio não tiver uma solução e alguém disposto a pagar por ela. Encontrar um problema a ser resolvido ou uma necessidade e desejo do consumidor é fundamental para iniciar a jornada empreendedora
     
  3. Faça um planejamento financeiro: preveja quanto você precisará para começar um negócio. Veja quais serão as despesas operacionais, capital de giro, pró-labore e salário de funcionários. A soma destas necessidades é o dinheiro que o empreendedor precisa para começar um negócio. Caso não tenha recursos, avalie adiar o investimento até que a situação financeira esteja mais segura. Aproveite para estudar o mercado e ampliar sua rede de relacionamentos.
     
  4. Ative suas habilidades empreendedoras: empreender não é um dom. Ninguém nasce um empreendedor pronto. Portanto, é possível sim aprender a ter atitudes e desenvolver habilidades empreendedoras como automotivação, foco, liderança, proatividade, iniciativa, planejamento e resiliência. Para isso, é preciso observar seus padrões de comportamento e estar disposto a aprender e mudar sempre. Escolha agir, não tenha medo de correr riscos, exponha suas ideias e exercite diariamente seu perfil empreendedor.

Mais sobre Alice Salvo Sosnowski
Jornalista, escritora, professora, especialista em empreendedorismo e soft skills, criadora da metodologia O pulo do gato empreendedor©, foi eleita em 2019 uma das Top Voices no Linkedin. Também é mestranda em empreendedorismo pela FEA/USP e atualmente desenvolve conteúdo, palestras e workshops sobre negócios da nova economia e comportamento empreendedor. Além disso, é autora do livro Empreendedorismo para Leigos e de uma série de e-books que ajudam o empreendedor a planejar e executar seu negócio por meio da inovação e colaboração. Veja mais em: www.opulodogatoempreendedor.com.br
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia