25/10/2021 às 15h02min - Atualizada em 25/10/2021 às 18h20min

Preconceito é o pior sintoma da Psoríase, que atinge cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil

A Psoríase, também pode ser desencadeada ou agravada por alterações emocionais

SALA DA NOTÍCIA MP & ROSSI COMUNICAÇÕES
Divulgação
O Dia Mundial e Nacional da Psoríase, celebrado em 29 de outubro, visa conscientizar e alertar para o maior mal causado pela doença, o preconceito. Segundo dados da ONG Psoríase Brasil, a patologia atinge mais de 125 milhões de pessoas no mundo e, no Brasil, são mais de 5 milhões. 

Segundo Antonio Lui, dermatologista do hospital Santa Casa de Mauá, trata-se de uma doença inflamatória da pele, crônica e não contagiosa. “As causas ainda não são certas, mas pesquisas apontam que em 30% dos casos é comum a hereditariedade”, explica.

A Psoríase, também pode ser desencadeada ou agravada por alterações emocionais, estresse, traumas cutâneos, irritações na pele, infecções de garganta, baixa umidade do ar, ingestão alcoólica e uso de alguns medicamentos. O principal sintoma da doença são manchas vermelhas e grossas que descamam, surgem no couro cabeludo, nos cotovelos, nos joelhos e até nas articulações (artrite psoriásica), com fortes dores na região.

O diagnóstico correto precisa ser feito por um dermatologista durante um exame clínico, já que as lesões são bastante características. Em caso de dúvidas em relação ao diagnóstico, uma biópsia pode ser solicitada pelo especialista. Vale destacar que formas graves podem estar associadas a outras alterações, como pressão arterial alta e obesidade.

Apesar de não ter cura, a patologia tem tratamento e dependerá de seu desenvolvimento, pois o médico poderá recomendar aplicação de creme, pomada ou gel sobre as lesões, fototerapia, medicações orais e até imunobiológicos, os quais já fazem parte da lista de produtos de alto custo fornecidos pelo governo em casos graves da doença. 

“O acompanhamento multidisciplinar também é indicado, já que o preconceito com a doença leva muitos pacientes a se isolarem. Em razão da aparência, alguns desenvolvem problemas emocionais, depressão, ansiedade, ganho de peso, comprometendo a qualidade de vida. Por isso, é importante conscientizar a sociedade de que a doença não é contagiosa”, esclarece o dermatologista.

Para o sucesso do tratamento, o paciente precisa adotar alguns hábitos, como não coçar as lesões, evitar banhos quentes e longos, fazer uso de cremes hidratantes sem perfume e shampoos neutros, manter uma alimentação saudável, banhos de sol sob orientação médica e evitar sabonetes abrasivos ou esfoliantes. 

O Hospital Santa Casa de Mauá foi fundado há 55 anos e está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 - Vila Assis - Mauá – tel. (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia