22/10/2021 às 09h39min - Atualizada em 23/10/2021 às 00h02min

Como conseguir parcerias no Instagram

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

O Instagram pode até ter começado como uma simples rede de compartilhamento de fotos, mas hoje o seu potencial é muito maior. E isso não acontece simplesmente pela mudança de estilo da rede, que tornou-se uma grande plataforma de conteúdos audiovisuais.

 

Essa mudança em específico tem mais a ver com os hábitos de consumo do público, que dão cada vez mais destaque para os conteúdos em vídeo, visto a sua praticidade em prender a atenção dos usuários, em comparação aos textos e imagens estáveis.

 

A real mudança que esse texto irá atender são as modificações da plataforma em termos comerciais, com as redes sociais hoje exercendo não apenas um papel de comunicação para os seus usuários, mas também com grandes possibilidades comerciais.

 

Uma reação direta aos hábitos de consumo da população, que adotou as plataformas digitais como ambientes propícios para realizar compras e negociação de serviços, como uma companhia que oferece instalação de motor para portão deslizante em seu site.

 

Com a possibilidade de pesquisar por tais serviços, além de analisar os preços e a recepção de cada profissional na rede, um usuário é capaz de contratar uma empresa que melhor satisfaça os seus desejos naquele momento.

 

Algo que serve tanto para a contratação de serviços como na compra de produtos, como roupas, brinquedos, aparelhos eletrônicos, e até mesmo as compras do mês no supermercado, tudo através de aplicativos e do site oficial da empresa.

 

E se tais modificações já chegaram nos meios de aquisição em si, é possível pesquisar por guarda chuva personalizado valor e comprar o melhor modelo nesse sentido, o que dizer então dos métodos de divulgação, que hoje estão extremamente conectados à rede.

 

Uma mudança de comportamento que reflete diretamente na maneira com que as marcas buscam se aproximar do público, levando em conta com o seu estilo menos passivo em relação ao modelo de comunicação tradicional, com os clientes tendo uma maior interação.

 

Por isso, para que uma empresa consiga criar uma relação positiva com os seus clientes e potenciais consumidores, ela necessita adotar estratégias otimizadas nas redes, fomentando um contato mais profundo com o seu público.

 

E se esse público se encontra nas redes sociais, esse é o melhor ambiente para o qual uma marca deve se destacar. Para isso, contando com o apoio de figuras que se profissionalizaram em relação à conquista de atenção dos usuários.

Os influenciadores e o mercado nas redes

Com a amplificação dos dispositivos eletrônicos e da facilidade de acesso à internet, a presença do público no ambiente digital passou a se expandir cada vez mais, frequentando principalmente as redes sociais, visto o ideal de interação que elas apresentam.

 

Não demorou para que esses ambientes ficassem lotados, com empresas e outros usuários disputando a atenção do público, alguns com interesses comerciais, outros simplesmente em busca do reconhecimento de uma grande audiência para os seus conteúdos.

 

Existe uma certa facilidade para que um usuário procure por aço para construção preço, de modo a adquirir esse material para uma reforma na sua residência, mas quando a situação se inverte, quando as marcas querem achar o público, isso torna-se mais difícil.

 

Uma complicação que surge justamente por causa dessa grande concorrência que se mostra presente nas redes sociais, com os usuários optando por consumir conteúdos que melhor se adequam aos seus interesses, incluindo os anúncios comerciais.

 

No ambiente das redes sociais, as figuras que melhor conseguem concentrar a atenção do público, e consequentemente das marcas, são os influenciadores digitais, profissionais da comunicação que por meio das suas redes se tornaram grandes parceiros comerciais.

 

O destaque dos influenciadores vem do seu local de origem, fazendo parte do grupo comum de usuários, que conseguem conquistar um certo espaço de evidência graças a sua desenvoltura ou a qualidade dos seus materiais produzidos.

 

Um influenciador digital pode abordar desde assuntos amplamente discutidos como moda e culinária, até temas mais complexos e segmentados, como os benefícios da impermeabilização de laje com manta asfáltica, vindo de influenciadores sobre reformas.

 

Por causa desses destaque com a sua audiência, que em muitos casos é justamente o tipo de público o qual uma marca pretende alcançar, esses influenciadores tornam-se figuras de grande importância para as empresas, por essa conexão com o público.

 

Para utilizar dessa espécie de ponte digital, cabe às empresas não apenas reconhecer o prestígio que os influenciadores têm na internet, como também entender a fundo suas particularidades, e as diferenças de comportamento de cada um desses profissionais.

 

Diante disso, ficou claro o motivo das marcas buscarem com uma intensidade cada vez maior fazer parcerias com esses influenciadores digitais, facilitando a aproximação com um cliente que pesquise nas redes por “andaime locação preço”, por exemplo.

 

Uma relação positiva para ambos os envolvidos, no qual as empresas se conectam melhor com o público e os influenciadores são recompensados financeiramente pelo seu conteúdo postado nas redes.

 

Uma oportunidade de valor comercial que aumenta também o interesse de outros usuários em se tornarem produtores de conteúdo, com o objetivo alcançar a mesma posição de influência que essas figuras inspiradoras da internet.

Como um influenciador atrai parceiros comerciais?

Após um usuário alcançar uma certa posição de destaque na internet, tornando-se uma figura relevante para os usuários ali presentes, conquistando a atenção dos seus seguidores, é chegado o momento desse influenciador dar o próximo passo.

 

Porém, para que um influenciador se prove como uma figura comercialmente digno de aposta, é necessário que ele consiga demonstrar ao mercado o seu nível de influência com o público, o que pode ser alcançado a partir de algumas estratégias.

Defina seus objetivos

Muitas vezes um influenciador digital chega a essa posição de forma não planejada, sendo apenas uma consequência diante da popularidade que os seus conteúdos alcançaram nas redes, o que prova o valor desse produtor e o nível da sua relação com o público.

 

Mas para que esse profissional da internet conquiste a atenção de marcas em seus variados segmentos, de fabricantes de dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos a fornecedores de segurança e vigilância, é preciso ser mais objetivo.

 

Algo que se refere ao tipo de conteúdo que você produz, como vídeos de receitas ou textos humorísticos, mas também ao tipo de parceria comercial que você pretende expor em seus canais, como na simples exposição dos produtos ou com um conteúdo especializado.

Mantenha a sua rede movimentada

Para que o público se mantenha interessado nos seus conteúdos é importante que as suas redes apresentem conteúdos de forma constante, para que a atenção do usuário não passe a ser direcionada para outros influenciadores presentes nas redes sociais.

 

O mesmo vale para o mercado, que busca trabalhar com influenciadores que apresentam bons níveis de interação com os seguidores, provando que alguma ação comercial praticada por ele teria destaque com o público.

 

A dica é não postar todo o seu conteúdo de uma vez. Aposte nas configurações de postagens, faça publicações que se completam em diferentes dias da semana, de forma a se manter relevante nas plataformas digitais.

Use uma conta comercial

Muitos influenciadores começam como usuários comuns, por isso seguem a usar contas tradicionais quando chegam à posição de influenciador, mas se o seu objetivo é atuar de forma comercial é importante configurar a sua conta para o modo comercial.

 

Além de poder alertar sobre conteúdos patrocinados, uma exigência dos órgãos de regulamentação de publicidade, o influenciador pode colocar o link que leva ao e-commerce do seu patrocinador, quando um seguidor pergunta por “estrutura metalica galpão preço”.

Tenha um mídia kit

O chamado mídia kit é visto no mercado como um conjunto de materiais que reúne informações sobre o seu negócio, de forma a atrair novos investidores ou somente apresentar os seus produtos e serviços.

 

O mesmo acontece com os influenciadores digitais, que de forma digital podem catalogar as suas interações com os seguidores, os números alcançados por suas postagens, além de parcerias anteriores, de forma a convencer novas empresas a trabalhar com você.

Trabalhe com empresas de valor similar

Se o seu público segue os seus conteúdos por se identificar com os valores presentes nessas obras, não é indicado trabalhar com companhias que fujam de tais conceitos, algo importante tanto para o mercado como para os profissionais de comunicação.

 

Sem contar com a identificação com o público, afinal, é muito difícil que alguém vá atrás de um vídeo culinário em busca de pesquisar pelo preço de porta de aço de loja.

Monitore os seus resultados

Após conquistar uma primeira parceria comercial, é importante seguir trabalhando para que outras oportunidades comerciais surjam em seu caminho. 

 

Para isso, o influenciador deve estar atento aos resultados alcançados, monitorando dados como:

 
  • Aumento no número de seguidores;
  • Interações nas postagens;
  • Compartilhamento das publicações;
  • Conversão do público.
 

Por mais que o último esteja mais reservado às empresas em si, é possível analisar quantos seguidores clicaram no link disponibilizado em sua publicação, por exemplo.

 

A partir desses passos, o seu trabalho como influenciador poderá ser prestigiado não apenas pelo público, mas também pelo mercado, que usará da sua popularidade no Instagram para propôr uma parceria comercial.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia