22/10/2021 às 13h45min - Atualizada em 23/10/2021 às 00h01min

ODATA dá dicas que ajudam a garantir a segurança dos data centers

Além da segurança do próprio ambiente, é preciso estar atento e se proteger das ameaças humanas e físicas

SALA DA NOTÍCIA Priscila Dezidério
https://odatacolocation.com/
A ODATA, provedora brasileira de serviços de data center, aposta no Colocation para manter os dados em segurança. Treinar a equipe adequadamente para prevenir tanto ameaças físicas quanto humanas, além de blindar o ambiente físico com tecnologia de ponta e até práticas mais simples como um projeto paisagístico adequado são alguns dos pontos que devem ser considerados. Essas são algumas das dicas que a empresa destaca para ajudar a evitar problemas com a segurança dos dados armazenados nos Data Centers.

Trabalhar de qualquer lugar, o anywhere office, tem garantido liberdade para o colaborador, mas fortes dores de cabeça para as empresas no que diz respeito a segurança dos dados. O uso da Cloud Computing — a nuvem — em ambientes sem cuidados com a segurança digital podem afetar os data centers e o Colocation é a opção recomendada para companhias de diferentes setores e tamanhos.

Segundo dados de relatório do Uptime Institute Intelligence, há práticas que auxiliam na redução de ameaças físicas, humanas e digitais de um data center. São elas: identificar pontos fracos, desenvolver abordagens específicas de proteção, atualizar processos e protocolos de segurança e testar tudo continuamente.

“Colocation é a disponibilização da infraestrutura física para hospedar servidores da empresa em data centers alugados. Esses ambientes são equipados com soluções tecnológicas que o protegem de invasões físicas, falhas humanas e desastres naturais. É um serviço com diversas camadas de proteção física, como biometria, automação e monitoramento, sempre com total disponibilidade de internet”, explica Hemerson Lima, Gerente Executivo de O&M da ODATA.

Pensando em ajudar as empresas a verificarem se os data centers onde seus dados estão armazenados estão preocupados com a segurança digital, o executivo da ODATA destaca alguns pontos que precisam ser observados:

Proteção para ameaças físicas: as revistas precisam acontecer por alas como sala dos racks de TI, salas de informática que acomodem provedores de internet, torres de resfriamento, entre outras áreas da infraestrutura do Data Center. A equipe necessita de profissionais que monitorem câmeras instaladas em pontos estratégicos, que façam rondas regulares pelos ambientes, todos com treinamentos especializados.

Para blindar ambientes: câmeras, autenticação multifator para dispositivos de acesso e monitoramento 24x7 são algumas das medidas a serem tomadas para segurança do local. A sala de servidores é o ponto que mais exige atenção e além dos dispositivos de controle é necessária uma lista de acessos das pessoas autorizadas.

Como evitar ameaças humanas: oferecer um treinamento adequado para os colaboradores responsáveis para evitar problemas que podem parecer simples, como desligar acidentalmente um sistema, mas que podem causar grandes danos para os clientes atendidos pelo data center.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia