19/10/2021 às 11h03min - Atualizada em 23/10/2021 às 00h01min

Compras online se tornaram recorrentes, mas ainda desafiam varejistas

Para Pipedrive, digitalização do consumidor pede uma maior organização no fluxo de atendimento e na definição de metas

SALA DA NOTÍCIA Imprensa
Site da Pipedrive

No Brasil, o e-commerce responde por apenas 6% do mercado, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A tendência da digitalização do consumidor brasilero é apontada pelo relatório Webshoppers, da empresa de tecnologia de pagamentos Elo: ele indica que 41 milhões de pessoas já compram online de forma recorrente no país.

O e-commerce também promete dar uma aquecida na Black Friday de 2021, que acontece dia 26 de novembro. Para aproveitar todo o potencial das vendas online a tempo da Black Friday, a Pipedrive, plataforma líder de CRM para equipes de vendas e marketing, lista algumas dicas que ajudam no processo de digitalização de empresas de diversos tamanhos e setores. 

“A implementação de plataformas digitais para gerenciamento de clientes é mais do que apenas uma tendência, funciona como facilitador desses processos remotos oferecendo visibilidade e permitindo um acompanhamento mais próximo do cliente, mesmo à distância. Diante de tantas transformações, as possibilidades com o e-commerce são muitas, e o que fica claro é que o primeiro passo é estar preparado para a nova realidade”, afirma Diogo Silva, executivo de contas sênior na Pipedrive.  

 

Utilize uma plataforma de CRM para controlar os workloads

Para fazer a migração para o mundo online, é importante conhecer profundamente o cliente potencial. O e-commerce atende perfis de negócios mais variados, desde negociações C2C (Consumer to Consumer), D2C (Direct to Consumer) e B2G (Business to Government), em que se vende para governos municipais, estaduais ou federal. Adotar uma plataforma de CRM garante que o relacionamento com os clientes seja monitorado constantemente. 

 

Trace metas com base em cada atividade

Como o volume de vendas online é muito maior e mais rápido, o time de vendas deve considerar traçar as metas para a data com base em cada atividade. Ao estabelecer objetivos sólidos embasados nas ações de cada etapa de venda, a sensação de rejeição será reduzida.

Para isso, vale definir quais etapas de venda realmente se adaptam ao negócio - levando em consideração os processos de tomada de decisão dos clientes. Descobrir como eles pensam e o que impulsiona a compra ajuda a compreender as motivações deles e mapear quais dessas etapas são pontos de decisão importantes para a finalizar uma compra.

 

Aposte em ferramentas de automação 

A automatização facilita o trabalho em diferentes áreas do mundo digital, com o intuito de aumentar a produtividade e minimizar erros. Na área de CRM, o mesmo processo acontece e surgem cada vez mais meios para facilitar o trabalho dos centros de apoio ao cliente, helpdesks e customer support.

A digitalização do varejo demandou - e ainda demanda - uma série de adaptações. Isso faz com que tanto os vendedores experientes quanto os que ainda estão começando no mercado precisem estar cientes dos atrativos do mundo online e incluir as plataformas eletrônicas em suas estratégias de mercado.


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