22/10/2021 às 22h35min - Atualizada em 22/10/2021 às 22h35min

Rússia reporta vários casos de covid-19 com a nova subvariante da delta

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
As autoridades russas informaram nesta sexta-feira que vários casos da nova subvariante da cepa delta do coronavírus causador da covid-19, chamada AY.4.2, foram reportados na região de Moscou.


A agência russa de defesa do consumidor, Rospotrebnadzor, explicou que esta subvariante é "provavelmente um pouco mais contagiosa do que a delta original".

No entanto, segundo o especialista da agência Kamil Khafizov, o impacto não é o mesmo que quando apareceram as variantes delta e alfa, que eram "entre 50% e 60% mais contagiosas do que as versões anteriores do vírus".

"É provavelmente 10% mais contagiosa, segundo estudos estrangeiros, do que a variante delta original", explicou.

O especialista não confirmou as notícias da imprensa local sobre outros surtos de AY.4.2. na segunda maior cidade do país, São Petersburgo, e na região de Tver. Khafizov acrescentou que as vacinas existentes são igualmente eficazes contra as novas variantes da covid-19.

A Rússia estabeleceu nesta sexta-feira outro recorde de mortes por covid-19, com 1.036 óbitos nas últimas 24 horas, e outro recorde de 36.339 casos positivos.

Diante da complicada situação epidêmica, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma semana de férias remuneradas aos russos de 30 de outubro a 7 de novembro.

Putin também permitiu que as autoridades regionais antecipem este período de férias para 23 de outubro e o prolonguem para depois de 7 de novembro, se necessário.

O governo reconheceu que as medidas atuais são insuficientes para conter a nova onda de contágios e pediu novamente os russos para que se vacinem. Apenas um terço da população russa já foi imunizada.

Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia