22/10/2021 às 22h35min - Atualizada em 22/10/2021 às 22h35min

Mulheres cobram participar de tomada de decisões sobre crise na Venezuela

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
 Um grupo de mulheres ativistas da Venezuela lançou nesta sexta-feira, em Genebra, na Suíça, uma plataforma para defender a participação feminina nos processos que visam solucionar a crise que o país sul-americano atravessa.


A Missão Diplomática do Canadá junto à ONU, instalada na cidade suíça, organizou uma reunião em que foi abordada uma série de recomendações das participantes para serem levadas à comunidade internacional.

O encontro aconteceu em meio ao diálogo aberto entre o governo da Venezuela e a oposição, que vinha acontecendo no México, mas que acabou sendo interrompido pelo presidente do país sul-americano, Nicolás Maduro, no início desta semana.

A medida do chefe do Executivo foi tomada pela extradição para os Estados Unidos do colombiano Alex Saab, que é acusado de atuar como "laranja" de Maduro e estava preso em Cabo Verde.

Uma das mulheres que representa a Plataforma Unitária da Venezuela no processo de negociações que ocorre no México, Mariela Magallanes participou do encontro de hoje e destacou os principais temas abordados.

"As mulheres venezuelanas estão faz muito tempo contribuindo nos esforços democráticos e lutando pelos direitos humanos, pela justiça e paz na Venezuela. Nossa contribuição deve se extender a todos os níveis de decisão sobre o futuro do nosso país", disse a ativista, por meio de comunicado.

Na reunião, também participou Isadora Zubillaga, vice-ministra de Relações Exteriores do governo paralelo formado pelo líder opositor Juan Guiadó.

"Nos reunimos para converter nossas palavras em ações, que façam avançar a inclusão das mulheres venezuelanas no processo de paz", disse.

Outra participante foi María Teresa Belandria, nomeada por Guaidó como embaixadora do Brasil do governo paralelo, que destacou a luta das mulheres pela volta da democracia na Venezuela.

"Nos negamos a ser marginalizadas ou que seja negada a oportunidade de apoiar nosso país nesse importante momento da história, garantiu a diplomata.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia