22/10/2021 às 12h18min - Atualizada em 22/10/2021 às 18h50min

HEF promove palestra sobre a campanha Outubro Rosa

O evento contou com a presença de pacientes e colaboradoras da unidade hospitalar

SALA DA NOTÍCIA ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
Divulgação
Para reforçar a luta contra o câncer de mama na saúde pública, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) realizou diversas ações referentes à campanha Outubro Rosa. Dentre elas, uma palestra ministrada pelo diretor técnico da unidade Felipe Uchôa, com o objetivo de alertar colaboradoras e pacientes sobre métodos preventivos e os riscos da doença.

A apresentação reuniu 20 mulheres, sendo pacientes, enfermeiras, técnicas de enfermagem e outras colaboradoras do HEF. O ambiente do evento foi decorado por um mural feito com borboletas de papel que, juntas, formaram o laço rosa que simboliza a campanha Outubro Rosa.

“A ideia do mural de borboletas partiu da experiência de vida desse animal que nasce, se transforma e parte para colorir o mundo com suas asas. Por isso, incentivamos o autocuidado, pois só assim podemos voar ainda mais longe”, afirmou Talita Monteiro Guimarães de Alarcão, assistente administrativa da unidade.

Durante a atividade, houve troca de ideias, experiências compartilhadas e aprendizado mútuo entre as participantes. Além disso, um delicioso café da manhã foi oferecido às mulheres deixando a atmosfera ainda mais aconchegante para tratar de um tema tão importante.

É preciso prevenir

Como reforço às medidas preventivas de combate ao câncer de mama, o HEF ofereceu às participantes da palestra a realização do exame de ecografia mamária (ultrassonografia das mamas). A unidade também se preocupou em oferecer o Papanicolau, já que seu resultado pode revelar lesões no colo útero.

“Realizar a ecografia mamária, ou ultrassonografia das mamas como também é conhecido o exame, é de fundamental importância. Com esta inspeção é possível identificar nódulos, processos inflamatórios e até lesões mamárias”, observou o diretor técnico do HEF, Felipe Uchôa.

Já o segundo teste preventivo oferecido no dia da palestra, detecta por meio de coleta rápida, alterações em células do colo do útero. Esta avaliação é sugerida às mulheres que já tenham uma vida sexualmente ativa – especialmente aquelas com idade entre 25 e 59 anos.

Atenção redobrada

Durante o mês de outubro a recepção da unidade hospitalar esteve enfeitada com um enorme laço feito com balões rosa. Contudo, nesta sexta (22), todos os colaboradores da unidade vestirão a cor rosa para fazer alusão à campanha Outubro Rosa e destacar ainda mais a importância da prevenção.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é o segundo com maior incidência nas mulheres de todas as regiões. Ele só perde para os tumores de pele não melanoma. Em 2021, estimou-se o surgimento de 66.280 novos casos de neoplastia maligna da mama, em todo território nacional.

A região Centro-Oeste também sofre com o avanço e agravamento da doença. De acordo com a estimativa do instituto, até o final deste ano, o estado de Goiás apresentará cerca de 1.620 diagnósticos positivos por 100 mil mulheres. Por isso, a prevenção é a maneira mais eficaz para garantir que nenhuma anomalia esteja presente nas mamas.

“Sabemos dos riscos dessa doença e do avanço dela nas mulheres. Portanto, o HEF fará todo o possível para facilitar o acesso à informação de prevenção às nossas pacientes, colaboradoras e familiares”, concluiu a diretora do hospital, a Vânia Fernandes.

Sobre o HEF

O Hospital Estadual de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
____________________________________
Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação
Aline Marinho (11) 95484-9927 – [email protected]  
Dario Vasconcelos (11) 95761-7712 – [email protected]
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia