22/10/2021 às 13h11min - Atualizada em 22/10/2021 às 18h50min

SpaceBR Show apresenta tendências e números do mercado espacial no Brasil e no mundo

Evento inédito, 100% online e gratuito, foi idealizado pela MundoGEO e reúne atores dos setores público e privado para debater o futuro do segmento espacial. A programação do evento se estende de 8 a 12 de novembro.

SALA DA NOTÍCIA Barbara Cristiano
Valores de investimentos e faturamento de empresas e governos no setor espacial no Brasil e no mundo serão apresentados e debatidos na primeira edição do SpaceBR Show, que será realizado entre os dias 8 e 12 de novembro, de forma 100% online e gratuita. O evento, idealizado e organizado pela MundoGEO, com apoio estratégico da Agência Espacial Brasileira (AEB), contará com mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais que atuam no setor. Veja a programação completa e garanta sua inscrição no site: www.spacebrshow.com.

Entre as tendências que serão debatidas durante os painéis do evento, está o aumento do market share dos satélites no mercado espacial. De acordo com um levantamento que será apresentado no SpaceBR, realizado pela Bryce Tech e pela Satellite Industry Association (SIA), foram movimentados US$ 271 bilhões em 2020 exclusivamente na indústria de satélites, o que representa 74% da economia global espacial, estimada em US$ 371 bilhões, levando-se em conta toda a cadeia produtiva do setor. Quase metade desse montante (48%) é voltado para satélites de comunicação. Ainda segundo o estudo, existiam no ano passado 3.371 satélites operacionais, um aumento de 252% em relação a 2010.

Essa indústria vai continuar crescendo e demandando uma participação cada vez maior do setor privado, é o que mostra outro estudo que será apresentado durante o evento, da Euroconsult, que aponta que em 2020 foram lançados 1.275 satélites, um recorde histórico, sendo 65% deles pertencentes à SpaceX, empresa de Elon Musk.

O estudo da Euroconsult mostra, ainda, a tendência para a década atual, com um desenho bem claro de como será o futuro do mercado espacial:

- A média de satélites lançados anualmente chegará a 1.250 em 2029, sendo que na década passada a média foi de 260;
- Até o fim da década, 70% dos satélites serão destinados para uso comercial
- 50% dos lançamentos de satélites serão concentrados em quatro constelações voltadas para internet de banda larga, incluindo a Starlink da SpaceX;
- Os pequenos satélites, com menos de 500kg, incluindo os nanossatélites que pesam até 10kg, dominam o mercado com 93% dos lançamentos realizados em 2020.

“O SpaceBR Show vai mostrar que a participação das empresas privadas é cada vez maior e vai muito além do turismo espacial de milionários. Um bom exemplo é a quantidade de satélites e nanossatélites para inúmeras aplicações, com uma grande projeção de novos lançamentos nos próximos anos. Esse movimento faz girar uma cadeira produtiva de vários tipos de empresas que fazem parte da indústria espacial, com os setores privado e público como clientes”, destaca o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.

Para analisar e discutir essas tendências, foram confirmadas no SpaceBR Show as presenças de representantes de órgãos governamentais do Brasil e de outros países, bem como empreendedores, investidores e empresas de consultoria, todos ligados ao setor espacial.

A primeira edição do SpaceBR Show será 100% online devido à pandemia do novo coronavírus. Em 2022, o evento será realizado em São Paulo, no formato híbrido (presencial e online).

Serviço:

O quê: SpaceBR Show – 1ª edição
Quando: 8 a 12 de novembro de 2021
Onde: 100% online
Investimento: Gratuito
Inscrições e programação completa: www.spacebrshow.com

Sobre a MundoGEO

A MundoGEO tem o propósito de disseminar conhecimento, estimular a inovação e fomentar novos negócios nos setores espacial, de drones e geotecnologias, publicando conteúdos no portal MundoGEO, nas redes sociais e realizando eventos (online, presenciais e híbridos), como DroneShow, MundoGEO Connect e SpaceBR Show.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia