21/10/2021 às 18h14min - Atualizada em 21/10/2021 às 19h32min

Empreendedorismo musical é tema de série documental no YouTube

Documentário busca analisar o papel das cooperativas musicais brasileiras

SALA DA NOTÍCIA Julia Ourique
LabCult
LabCult
 

Muito além do faça você mesmo, existe o façamos juntos. A partir da ideia de que apenas unidos é possível transformar a realidade dos artistas da música surgiram  ao redor do país diversas cooperativas musicais, que estimulam a criação de políticas públicas voltadas à cultura, em especial na música. Em quatro episódios, a série documental “Empreendedorismo Afinado: As Estratégias das Cooperativas Musicais Brasileiras” acompanha o nascimento, história e legado das iniciativas desenvolvidas no Brasil nas últimas duas décadas. 

 

Segundo Simone Pereira de Sá, coordenadora do projeto: “são dados inéditos, que preenchem uma lacuna importante da história da nossa cultura.” O documentário teve estreia do primeiro episódio no dia 01 de outubro, gratuitamente no canal do grupo de pesquisa LabCult, no YouTube.

 

Assista ao primeiro episódio: https://youtu.be/l4YC-oGhteM

 

A série documental Empreendedorismo Afinado analisa os impactos econômicos e sociais do cooperativismo na música brasileira. Enquanto a indústria da música passa por reconfigurações diversas nas últimas décadas, é no Brasil que as organizações coletivas em torno da música se destacam. De Norte a Sul, o grupo de pesquisadoras vai em busca de registros sobre o funcionamento destas organizações, enquanto investigam a relevância das mesmas no impulsionamento de projetos relacionados à indústria criativa. 

 

A fim de compreender a importância destas cooperativas musicais, as pesquisadoras ouvem no primeiro episódio os relatos de Esso Alencar (Cooperativa da Música Potiguar), Makely Ka (Cooperativa da Música de Minas), Luis Felipe Gama (Cooperativa de Música do Estado de São Paulo), Téo Ruiz (Paraná) e Márcio Xavier (Espírito Santo) sobre as origens e o contexto político que propiciaram o florescimento das cooperativas. 

 

E Simone destaca a importância das políticas culturais implementadas pelo Ministério da Cultura, nas gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira. “Fica explícita através das entrevistas a relação entre as políticas culturais de Gil e Ferreira e os coletivos de música, que passam a se organizar para responderem ao debate proposto pelo Ministro”. 

 

A série documental “Empreendedorismo Afinado: As Estratégias das Cooperativas Musicais Brasileiras” é fruto do trabalho de pesquisa do LabCult, grupo de pesquisa da UFF (Universidade Federal Fluminense) e contou com as pesquisadoras: Simone Pereira de Sá (coordenadora), Simone Evangelista, Júlia Silveira e Luiza Bittencourt. O roteiro foi elaborado por Simone Evangelista, e contou com direção de Simone Pereira de Sá e Leonam Dalla Vecchia.  A montagem foi de Leonam Dalla Vecchia. 

 

O Empreendedorismo Afinado também virou e-book e pode ser baixado gratuitamente em: https://bit.ly/cooperativismo-afinado

 

Assista a todos episódios do Empreendedorismo Afinado

 

Episódio 02: https://youtu.be/CB5W3MfuNGg

Episódio 03: https://youtu.be/FkhVpuKFxRI

Episódio 04: https://youtu.be/HxrmwMjf1v4

 

Acompanhe as atividades do LabCult

 

Site: http://labcult.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/labcult.uff/

Twitter: https://twitter.com/LabCult_UFF

Facebook: https://www.facebook.com/LabCultUFF


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia