21/10/2021 às 14h31min - Atualizada em 21/10/2021 às 14h31min

Erupções de vulcão espanhol poderão durar vários meses, diz especialista

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
As erupções do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na Espanha, serão mais duradouras do que o esperado, com possibilidade de chegarem a nove meses, segundo afirmou nesta quinta-feira Eduardo Martínez de Pisón, diretor do Instituto de Paisagem da Fundação Duques de Soria.


O geógrafo, escritor e professor emérito de Geografia na Universidade Autônoma de Madri falou hoje, em seminário, sobre a situação do Cumbre Vieja, que entrou em erupção no dia 19 de setembro.

"No momento, o vulcão está estável. Está maduro, funcionando, e tem tempo. Mas, não se pode criar expectativas. Ainda será mais duradouro do que desejaríamos", afirmou Martínez de Pisón.

O professor garantiu que os vulcões das Ilhas Canárias, no geral, estão "adormecidos", mas admitiu que existem possibilidades de novas erupções em ilhas periféricas, como Lanzarote, El Hierro, La Palma e El Teide.

"A parte sul de La Palma tem potencialidade eruptiva. Não é é de se surpreender que, no futuro, haja novas erupções. O homem tem uma capacidade técnica limitada, diante da força descomunal de um vulcão", explicou. 

Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia