21/10/2021 às 09h51min - Atualizada em 21/10/2021 às 14h01min

Pandemia impulsiona o crescimento da Logística Omnichannel no Brasil

A partir de um posicionamento estratégico de negócio, a BBM Logística oferece as melhores soluções pra seus clientes e parceiros

SALA DA NOTÍCIA Mariana França Lino
São José dos Pinhais (PR) – Muitas foram as mudanças provocadas pela pandemia na sociedade e economia mundial, mas uma das maiores foi a transformação gerada no perfil de consumo e na transformação tecnológica global, o que fez com que muitas empresas tivessem que passar por uma readaptação e reinvenção para sobreviver a este período.
Neste contexto, de acordo com os números da Nielsen, as vendas do e-commerce brasileiro ultrapassaram R$ 53 bilhões no primeiro semestre de 2021 - um recorde. Houve um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2020. Um total de 42 milhões de pessoas compraram pelo e-commerce, sendo que desses, 6,2 milhões eram novos usuários, o que comprova, mais do que nunca que as práticas de compra pela internet foram ressignificadas durante a pandemia e se tornaram uma necessidade.
Assim, o conceito de multicanal – Omnichannel - que trata da integração de todos os pontos de contato da empresa, tornou-se imprescindível para o oferecimento de uma experiência de consumo única, tornando o gerenciamento otimizado da logística multicanal um fator decisivo neste processo. A partir de então, dentro do segmento, foram criadas novas tendências de posicionamento estratégico como a Logística Omnichannel, o conceito End-to-End (E2E) e a utilização de Pesquisa Operacional na busca pelas melhores soluções.

No que tange especificamente o setor de logística, tais transformações fizeram com que o segmento tivesse que se adaptar para atender um número muito maior de pedidos, com uma capilaridade muito mais ampla, em diversos novos canais de entrega, exigindo várias melhorias nos operadores. Neste sentido, a BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul e recentemente reconhecida pelo Financial Times como uma das companhias de Crescimento Mais Rápido nas Américas em 2021, criou novas linhas de negócio para atender seus clientes da melhor forma possível, tanto em relação ao prazo quanto à confiabilidade no trajeto e entrega – “track & trace”.
Com a maior complexidade nos processos de produção e distribuição focada em Omnichannel, as soluções logísticas da companhia passaram a oferecer um maior controle sobre a operação, com base nos conceitos end-to-end (E2E), ou seja, operando desde o inbound da matéria-prima para a indústria até a entrega ao consumidor final (logística last mile) atendendo todos os canais de venda, como uma empresa totalmente focada no consumidor, gerando soluções inovadoras.
Além disso, em dezembro de 2020, a BBM Logística adquiriu a Diálogo, especializada em entregas de pequenas encomendas (de até 10 kg) e a transformou no seu braço de e-commerce, potencializando assim todo este processo.
“Acreditamos que fornecer aos consumidores uma experiência de compra contínua e positiva, é imprescindível para o futuro do nosso negócio, não importa se o cliente queira adquirir um produto através de uma loja física ou virtual. As pessoas podem se conectar às empresas por meio vários meios, obtendo a mesma qualidade de experiência, independentemente do canal que utilizem”, explica fornece Ricardo Hoerde, fundador da Diálogo e Diretor de E-commerce da BBM.
André Prado, CEO da BBM Logística, complementa que a BBM oferecendo uma solução logística completa, independente do canal de venda do embarcador, vai apoiar no novo modelo de desenvolvimento comercial das empresas nacionais. “A logística multicanal favorece que as indústrias, independente do seu porte, possam alcançar seu consumidor final sem intermediários, melhorando significativamente suas margens de lucro”, detalha o executivo.
 
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é um dos principais operadores logísticos do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única representante do Brasil. Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. Com 25 anos de atuação, a partir da entrada em 2017 do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão, a BBM se tornou um consolidador do setor de transporte rodoviário, adquirindo empresas de altíssima reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. Hoje, com mais de 5.000 funcionários, 3.000 veículos em operação e aproximadamente 11 milhões de entregas por ano, a BBM é a única empresa totalmente Omnichannel do mercado brasileiro, provendo soluções logísticas para qualquer canal de venda.
 
Informações para a imprensa 
Claudia Reis – [email protected] – Tel.: 11 30312388 
Mariana França – [email protected] - Tel.: 11 30312388 
Théo Carnier – [email protected] – Tel. 11 30312388 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia