20/10/2021 às 18h39min - Atualizada em 20/10/2021 às 18h39min

Drones passam em 1º teste para resgatar cães cercados por lava na Espanha

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
Drones especialmente configurados tentarão resgatar os cachorros cercados por lava na ilha de La Palma, na Espanha, após um primeiro teste "muito bem-sucedido", informaram à Agência Efe nesta quarta-feira fontes da Aerocámaras, proprietária dos aparelhos.


O comitê diretor do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca) autorizou na terça-feira a tentativa de resgate destes animais - acredita-se que sejam pelo menos quatro cães, embora possa haver até seis - com drones e aprovou nesta quarta-feira o voo de um drone de reconhecimento na região antes de proceder ao resgate.

Fontes da empresa disseram que o resgate provou ser "viável" porque no primeiro teste realizado o drone percorreu uma distância de 1.200 metros com uma carga de 15,5 quilos e sobrou 35% da bateria.

Os cães permanecem ilhados pela lava desde a erupção do vulcão Cumbre Vieja em 19 de setembro. Para o resgate, a empresa galega utilizará drones de carga especialmente preparados para realizar uma missão pioneira na Espanha.

A equipe de resgate, que foi enviada na terça-feira para preparar a evacuação dos animais, planejou cuidadosamente a operação: os drones começarão entregando comida e bebida aos cães, o que permitirá que os operadores inspecionem o local onde a extração ocorrerá com uma câmera fotográfica com zoom de 30 vezes e uma câmara termográfica, enquanto os animais se habituam ao ruído e à presença do dispositivo.

O segundo passo será quando chegar o momento de realizar o processo de evacuação. A operadora galega usará um drone de carga equipado com o próprio sistema logístico adaptado às características dos animais, juntamente com outro drone de apoio, com o qual o piloto responsável pela operação poderá planejar o voo de salvamento em segurança. A evacuação será individual, cão por cão.

A opção da Unidade de Emergência Militar (UME) e do Grupo de Emergência e Salvamento (GES) de efetuar o resgate por helicóptero foi excluída devido ao elevado risco envolvido no sobrevoo do magma. O acesso por terra também foi considerado inviável devido ao cerco de cinzas e lava. Por esta razão, os veículos aéreos não tripulados se tornaram a primeira (e única) opção para o resgate dos cachorros.

Fontes da organização defensora dos direitos dos animais Leales.org lembraram à Efe nesta quarta-feira que o alerta sobre a presença de animais cercados pela lava começou em 7 de outubro, após um drone de cientistas alemães ter detectado a presença do que inicialmente se pensava ser um gato, uma vez que o dispositivo estava localizado muito alto para determinar com precisão.

Posteriormente, com novos voos de reconhecimento, foi confirmado que havia pelo menos quatro cães, presumivelmente cães de caça, a oeste do bairro Paraíso, e possivelmente mais animais a leste de Todoque. 

Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia