20/10/2021 às 14h26min - Atualizada em 20/10/2021 às 15h50min

Veja como divulgar e destacar uma marca no Google

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Com a internet ficando cada vez mais acessível para as pessoas, os empreendedores perceberam que usar o Google como ferramenta de captação de clientes é indispensável, assim como uma estratégia de divulgação.

 

Ter um lado digital de um negócio é, atualmente, uma das coisas mais comuns de se ver. Em alguns casos, há lojas que foram fundadas através do sucesso na internet e logo se consolidaram criando lojas físicas. 

 

O Google é hoje, uma das ferramentas mais usadas para praticar as estratégias de marketing disponíveis no mercado, afinal, a plataforma possui o marketing de procura, que tem o objetivo de captar clientes em massa, e de forma espontânea.

Marketing de Busca: entenda a relação

Dentre as técnicas mais usadas na internet, o marketing de busca é de longe a prática mais comum entre os empreendedores. Adotá-la para a captação de novos clientes é uma opção quase que obrigatória para os donos de negócios.

 

Afinal, uma simples busca por instalação de portões automáticos, por exemplo, pode gerar leads engajados e de acordo com a sua marca. Em algumas vezes, o produto final é vendido quase que automaticamente, simplesmente pelo fato da demanda ser alta. 

 

Inclusive, muitas pessoas pensam que estar listado entre as primeiras empresas no campo de busca é sinal que a empresa é confiável, entretanto, ter autoridade para lidar com o assunto buscado é um dos fatores que fará que sua empresa seja escolhida dentre as outras. 

Como estar entre as primeiras páginas do Google?

No Google, os internautas usam muito a palavra “preço” quando se trata de uma aquisição, ou seja, uma pesquisa aleatória como “portão basculante preço” tende a mostrar as empresas que mais usam a ferramenta digital nos primeiros tópicos. 

 

Além disso que foi dito, é importante manter o site da sua empresa nas primeiras páginas do Google, porque a maioria das pessoas nunca vai até a segunda, terceira ou quarta página de busca. 

 

A expectativa por buscas que provém de grandes demandas é um prato cheio para as empresas, como exemplo, podemos usar a busca por materiais de construção. 

 

É comum famílias buscarem na internet opções para repaginar a casa, geralmente, estas pesquisas são digitadas assim: “telha com isopor valor”, novamente, vemos a palavra “valor” no final da busca, o fato é que com esta palavra o internauta já direciona os resultados que deseja ver. 

 

Geralmente uma pesquisa leva a outra, ou seja, o internauta ao procurar por telha com isopor, em alguns casos, está em um momento de restaurar sua casa, logo, ele estará considerando outras mudanças na residência. 

 

Com isso, fica visível que o campo de busca no Google é enorme, e as possibilidades podem ser infinitas, chegando até a procura por porta de aço transvision, uma opção que está sendo adotada por estabelecimentos comerciais, industriais, e como era o foco, residências. 

 

Assim, as chances de clientes chegarem ao seu site ou blog é ainda maior quando se trata de um produto que necessita fazer a troca periodicamente, que é o caso de purificadores de água, por exemplo. 

 

Como sabemos, a forma de se pesquisar no Google tem que ser do modo mais simplificado possível, do tipo “purificador ibbl água gelada”, e se for o caso de compra do produto, é acrescentado a palavra-chave “preço” no final da pesquisa. 

 

Os caminhos para que um possível cliente vá parar de paraquedas em seu site são inúmeras, afinal, ele pode estar procurando um produto para fazer a compra, ou simplesmente para se informar para que, em outro momento, realize a aquisição. 

 

É o caso de pesquisas do tipo “purificador ibbl”, que apesar de mostrar opções de preços logo de cara, também direcionará o internauta aos sites que possuem conteúdos educacionais sobre o assunto. 

 

Estes mesmos sites que possuírem conteúdos educacionais e informativos sobre o tema, e que também realizam a venda de purificadores, terão a maior chance de conseguir fazer a venda do purificador, isso porque, mostrarão confiança e autoridade.

Mostre qual a sua diferença frente à concorrência

É interessante que o autor não invista apenas em estar nas primeiras opções da primeira página do Google, é necessário que o empreendedor demonstre os motivos que o faz ser diferente dos demais. 

 

No caso da compra de telhas com isopor, o empreendedor deve considerar a prática do Marketing de Conteúdo em sua plataforma escolhida. 

 

Praticar esse método de captação de clientes visa trazer, obviamente, novos clientes, mas ao mesmo tempo, converte-los a clientes fiéis que buscam estar antenados aos conteúdos da marca. 

 

Para isso, o empreendedor deve investir em um gerenciamento controlado de conteúdos, visando a educação de seus clientes e manter uma relação próxima com eles.

 

O segredo é não fazer conteúdos ligados diretamente ao produto da empresa, e sim, aos assuntos que estão interligados na mercadoria que a companhia vende. 

 

O sucesso na internet depende da execução de várias ferramentas e técnicas, uma delas é o Search Engine Optimization (SEO), traduzindo ao português significa Otimização para Mecanismos de Busca. 

 

O SEO é um conjunto de técnicas bastante usado na internet, e é o principal responsável pela colocação da empresa nas primeiras opções da página principal de buscas. 

 

A técnica também tem a capacidade de direcionar a empresa na parte onde possui cerca de 60% dos cliques no Google, que é a área de links naturais, também conhecida como Busca Orgânica. 

 

No Google, o empreendedor também tem a opção de divulgar seus produtos em massa, por exemplo, o foco do vendedor é a venda de climatizadores, logo, ele pode pagar um valor para que seus produtos possam chegar a clientes que estão buscando por essa mercadoria. 

Conheça alguns dos benefícios do SEO

Pois bem, podemos dizer que, basicamente, estas são algumas das vantagens de praticar o SEO na sua companhia: 

 
  • Aumenta as chances das vendas;
  • Constrói a credibilidade da marca;
  • Incentiva uma visita à loja física; 
  • É uma estratégia de marketing; 
  • Se sobressai frente à concorrência. 
 

Praticando o SEO e outras técnicas de marketing no Google, fará com que as visitas constantes ao seu negócio sejam apenas consequência, afinal, até mesmo uma empresa de nicho, focada em prestar serviços específicos como a infraestrutura tic, ganhará visibilidade no campo de pesquisas. 

 

Isso porque, nesse caso, uma companhia focada em infraestrutura tic tem a possibilidade de realizar várias manutenções que abrangem todas as tecnologias de informação dentro de um comércio. 

 

Outra consequência de levar a sério a prática do SEO na sua empresa, é que automaticamente as redes sociais da sua companhia terão um aumento significativo de seguidores. 

 

Por isso, é de extrema importância que você tenha um controle de conteúdo nas redes sociais, alimentando-as frequentemente com publicações. 

 

Nesta parte, o responsável pelo gerenciamento digital da empresa terá que manter um nível de interações com os clientes nas respectivas plataformas, respondendo o maior número de comentários e mensagens. 

 

A longo prazo, o SEO dará o privilégio ao empreendedor de manter o seu negócio no topo. Apesar da técnica funcionar no prazo de 6 meses, o sucesso será difícil de perder, bem como o reconhecimento da marca. 

 

O trabalho de educar e manter os clientes informados com as campanhas da empresa, construirá uma consolidação da marca no mercado de trabalho. Logo a empresa terá credibilidade nos produtos que são oferecidos, isso acontece pelo fato da marca aparecer entre as primeiras opções.

 

Caso a empresa tenha uma unidade física, será frequente a presença de clientes que conheceram a marca por meio do Google, quando isso acontecer, a empresa poderá apostar mais em conteúdos que instigam o cliente a visitar a loja física. 

 

De acordo com pesquisas voltadas ao SEO, em média 14,6% da taxa de acesso é de origem aos leads criados. Com base nessa estatística, é visível que a adoção do SEO até mesmo para pequenas empresas, é uma forma válida para que o negócio possa crescer.

Técnicas de destaque no Google

Para isso, é importante que o empreendedor que está lançando o site do seu negócio tenha o design formalizado em mente, desenvolvendo este mesmo site da forma mais atrativa possível. 

 

É recomendado também, para ajudar a aumentar os acessos ao site da empresa, o uso do backlink. Basicamente, essa ferramenta consiste em mostrar o seu site em outros sites, apontando diretamente ao internauta a fim de conduzi-lo a acessar o seu site. 

 

Trabalhe na segurança do seu site, o Google disponibiliza aos usuários plugins de segurança que fará com que o seu portal funcione melhor. Além disso, é preciso manter um nível de carregamento rápido, isso irá ajudar a colocar o site no topo das pesquisas. 

 

Inclusive, de acordo com uma pesquisa, se um site demora 3 segundos para carregar algo, 40% das pessoas já criam desinteresse em continuar no site. 

 

Há o Google Meu Negócio também, criado pela próprio Google a fim de ajudar pequenas empresas a conquistarem seu lugar no mundo digital. A plataforma disponibiliza várias características que devem ser preenchidas pela empresa, isso ajudará a busca pelo site. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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