20/10/2021 às 14h30min - Atualizada em 20/10/2021 às 15h50min

Entenda a relação entre indústria 4.0 e sustentabilidade

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

A indústria 4.0 traz inúmeras vantagens inovadoras de gestão, o que contribui para a sustentabilidade. Pois nesse novo modelo há mais produtividade e uso de ferramentas modernas, que auxiliam em diversos aspectos.

 

Isso ajuda na sustentabilidade, pois atualmente a indústria está cada vez mais preocupada com o meio ambiente. As indústrias estão mais abertas a tomarem cuidado com a reciclagem de lixo e a poluição da água, trabalhando com formas de evitar a poluição.

 

Inclusive, se antes da revolução industrial acontecia o uso de carvão e alto consumo de energia elétrica, agora a tecnologia ajuda a evitar a agressão ao meio ambiente.

 

Ademais, a indústria 4.0 usa a tecnologia a seu favor para ter um melhor desempenho com menos uso dos recursos naturais. Tudo isso com os computadores e dispositivos que usam dados e formas para evitar problemas que comprometam o futuro.

 

O prejuízo com meio ambiente é evitado com a otimização dos processos e uso consciente dos recursos. Por isso, a sustentabilidade vira um fator importante para que a indústria contribua com a sociedade, sem agredir os recursos como um todo.

Saiba o que é indústria 4.0

O grande diferencial da indústria 4.0 está no uso de dados. Hoje é mais fácil ter uma boa noção de como as máquinas funcionam, o que elas podem oferecer, além da forma como a tecnologia pode fazer para que esses equipamentos poluem menos.

 

Os sensores de IoT ajudam a evitar o aquecimento, problemas e possíveis manutenções que causem prejuízos e atrasos na produção. Inclusive, as empresas de equipamentos hospitalares estão agindo para que o lixo hospitalar não prejudique o meio ambiente.

 

E, seja para as empresas hospitalares ou outras, ainda dá para saber como o público consumidor reage à produção. Com isso, é possível saber se o produto está agradando, quais são as queixas, o que precisa melhorar e como fazer as mudanças necessárias.

Entenda qual é o impacto no mundo

Ainda não é possível dimensionar como todas essas mudanças estão interferindo no mundo, para isso é necessário esperar um tempo para entender melhor qual efeito desse novo processo e como o público está reagindo a essas mudanças.

 

Mas algumas coisas já estão sendo sentidas. Por exemplo, alguns postos de trabalho estão sumindo, porque com a tecnologia, algumas funções estão sendo substituídas por máquinas. Entretanto, o ser humano não será descartado, apenas melhor aproveitado.

 

Inclusive, diversas frentes estão sendo repensadas, por exemplo, a automação elétrica industrial para não desperdiçar energia. Porém, pode ser que com uma maior produção, aumente a necessidade de obter mais contratações, e isso pode fazer com que ocupações sejam criadas. 

A relação da indústria 4.0 com a sustentabilidade

A sustentabilidade prega que não haja prejuízo ao meio ambiente e nem o aumento da devastação ambiental, devido à grande produção das indústrias. E ainda deseja que os recursos sejam melhor aproveitados e não desperdiçados.

 

Dessa forma, o mercado precisa se movimentar para suprir essas novas necessidades, pois quem não se atualizar vai ficar para trás nesse novo mercado. Inclusive, algumas empresas já estão se adaptando, por exemplo, as startups que se dedicam a isso. 

 

Pensando nisso, o setor de, por exemplo, limpeza caldeira hidrojateamento deseja gastar menos água. Assim como empresas que lidam com eletricidade, também buscam trabalhar com a economia de recursos.

 

Também existem outras formas de aproveitar a energia com custos menores e operações dinâmicas, com isso a tecnologia atua a favor do meio ambiente e ainda reduz os custos da operação. Isso melhora a competitividade com a concorrência também.

As mudanças necessárias para a indústria 4.0

Para obter mudanças, os líderes das empresas precisam estar atentos a essas novidades e saberem como agir de uma forma inovadora e eficaz. Não basta só criar planos, é preciso agir para que haja uma sustentabilidade eficaz e que possa contribuir com o meio ambiente.

 

Ademais, é importante que isso seja feito não apenas para passar imagem de engajado, mas, sim, para que seja alguém que tenha uma atitude coesa. Assim, a consultoria ambiental pgrs ajuda nesse sentido de oferecer um norte para as empresas que querem economizar recursos.

 

Além disso, a Indústria 4.0 não só é uma forma de movimento para incorporar novas tecnologias. É necessário também: 

 
  • Destinar recursos;
  • Reservar parte do orçamento;
  • Promover alterações nos processos;
  • Fazer mudanças em novos  procedimentos;
  • Entre outras frentes. 
 

Fora tudo o que já foi dito, o líder tem papel primordial, porque ele precisa agir com uma boa gestão e incentivar os comandados a adotarem uma nova postura para implementação da indústria 4.0. 

 

Isso pode ser feito com o uso das novidades tecnológicas que facilitam os processos, também com uso da certidão de esgotamento sanitário preço, que informa como estão sendo usados esses recursos, além de outros métodos.

 

Assim a produtividade terá um aumento com uso de novas estratégias que promovam essa boa gestão e tenham o foco em atividades com uma nova forma de usar a estratégia que otimize os processos e use a tecnologia a seu favor. 

 

Com isso, o seu time sai ganhando e você pode produzir mais com menos recursos. Mas isso não ocorre da noite para o dia. 

 

Essas alterações custam um tempo, mas não podem demorar, precisam ser graduais, bem como precisam de uma estrutura do processo para que não haja dúvidas, além de que motive a equipe para esse novo meio de atuação.

A indústria 4.0 promove impacto na gestão de resíduos

Com as novas tecnologias, há também produtos que não podem ser reciclados ou reutilizados, como baterias, notebooks e computadores. Por isso, é necessário pensar na melhor forma de descarte desses itens.

 

Como hoje a produção está em franca expansão e a produtividade está cada vez mais otimizada, é preciso que a gestão e as novas estratégias possam fazer com que essas tecnologias não causem danos e nem prejudiquem o meio ambiente.

 

São duas questões a serem consideradas: a otimização que traz lucro e uma produção mais eficaz, e a obtenção de mais resíduos. 

 

Ou seja, é preciso saber equilibrar esse problema, pois a natureza não pode mais ser agredida e não aguenta mais o excesso de lixo e de coisas nocivas, que não têm como serem reaproveitadas.

Uma nova atitude pode mudar o mundo!

A Indústria 4.0 ajuda a aproveitar melhor esses recursos e a sua manutenção. Inclusive, hoje, é possível rastrear os ativos e a manufatura até com tecnologia de impressão 3D e uso do inventário de fauna.

 

Essas alterações no estilo de produção afetam também a sociedade e a cultura. Por essa razão, a indústria tem que saber qual é a repercussão da sua política ambiental e ter um maior zelo com os resíduos a serem descartados. 

 

Afinal, cada vez mais a sociedade está cobrando por empresas que atuem de uma forma positiva com o meio ambiente, pois assim se evita a poluição e problemas futuros relacionados ao excesso de lixo e danos à natureza.

 

Por isso, não basta apenas cumprir com a legislação que impede esses danos, é necessário ter uma coerência entre o que se fala e o que se pratica, bem como buscar soluções ambientais

 

Lembre-se, com uma boa postura, a empresa dará exemplo e uma resposta para a sociedade sobre as suas boas práticas e responsabilidade com o meio ambiente.

 

O desafio é grande, porque é preciso equilibrar o aumento da produção com o cuidado com o descarte de resíduos, de água e o consumo de energia elétrica. Ademais, é preciso analisar todo o cenário, por exemplo, de crise hídrica e de outras frentes.

 

Pense só, qual exemplo uma empresa dará se continuar desperdiçando água, principalmente em um cenário preocupante? Por isso é preciso repensar a política ambiental e a forma de trabalho.

Considerações finais

A relação da indústria 4.0 com a sustentabilidade é recente e terá muitos ajustes ainda. Mas já é preciso considerar que esse problema deve ser solucionado o mais rápido possível, principalmente para evitar problemas futuros. 

 

Não temos mais tempo a perder. A natureza já está cobrando um alto preço pelo passado de abuso de recursos e desperdício. Por isso, faça com que a sua empresa atue de forma positiva e repense as suas atitudes e promova o bem-estar do meio ambiente. 

 

É importante pensar no lucro, mas também em como não causar transtornos para a natureza, seja uma empresa que trabalhe com tanque inox industrial ou qualquer outra, independentemente do ramo.

 

Lembre-se, já estamos sofrendo com tempestades de poeira devido a devastação das florestas. Se não pararmos e agirmos com mais sustentabilidade, é provável que não tenhamos mais condições de melhorar o meio ambiente, só de conter os danos. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia