19/10/2021 às 08h58min - Atualizada em 19/10/2021 às 08h58min

Combate ao Aedes: Prefeitura distribui capas para caixas d’água nesta terça (19)

Nesta terça, os agentes farão distribuição do material na localidade de Pau da Lima

AB NOTICIAS NEWS
Tribuna da Bahia
Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia a distribuição de capas para cobertura de caixas d’água na capital. Os materiais serão distribuídos pelos agentes de combate às endemias nas localidades da cidade onde há maior incidência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Nesta terça-feira (19), os agentes de combate às endemias vão distribuir o material na localidade de Pau da Lima, a partir das 8h. Os profissionais percorrerão as ruas do bairro com visitas casa a casa para verificar as residências que estão com o local de armazenamento de água sem tampa.

De acordo com a diretora municipal de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador, as caixas d’água destampadas estão entre os principais pontos dentro das residências que servem como criadouros do mosquito. “A instalação da tela de proteção para a cobertura de caixas d'água representa uma medida eficaz para diminuir possíveis locais de criadouros. Na rotina das inspeções de rotina feita pelos agentes de combate às endemias, notamos que as caixas d’água são um dos principais pontos com focos do mosquito”, explicou Andréa.

Redução dos casos – Entre janeiro e outubro deste ano foram notificados 993 casos de dengue, zika e chikungunya. O montante representa uma redução de 96% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 24.113 ocorrências das arboviroses.

Mutirões e aplicação de inseticida – Conjuntamente com a ação de distribuição das capas para caixas d’água, essa semana contará também com os mutirões de limpeza com colaboração da população, na quarta (20) e quinta-feira (21), nos bairros da Estrada das Barreiras e Tancredo Neves, respectivamente.

As equipes do CCZ também vão intensificar a aplicação de inseticida em cemitérios públicos e particulares, a partir desta segunda (18) até sexta-feira (22), além de tratar os canais de esgoto da cidade com larvicida biológico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »