18/10/2021 às 19h05min - Atualizada em 18/10/2021 às 19h05min

Polícia e manifestantes anti-passaporte sanitário entram em choque na Itália

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
 Alguns manifestantes entraram em confronto nesta segunda-feira com agentes da polícia no porto de Trieste, no nordeste da Itália, horas depois das forças de segurança dispersarem um primeiro protesto na região contra a obrigatoriedade do passaporte sanitário de covid-19 para trabalhar.


O ato realizado na parte da tarde teve momentos de ainda mais tensão do que pela manhã, quando dezenas de manifestantes se sentaram no chão, para impedir a passagem dos policiais ou em outros em que rojões foram lançados contra os agentes.

A polícia, pela manhã, utilizou jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar centenas de manifestantes que há dias protestavam em uma das entradas do porto de Trieste, um dos mais importantes da Itália.

O grupo questionava a obrigação da apresentação do passaporte sanitário de covid-19, que comprova vacinação ou infecção recente e indica se a pessoa tem teste negativo recente, para que seja possível trabalhar no país, em medida imposta pelo governo.

Os manifestantes, em maioria, eram estivadores e funcionários do porto, mas também havia presença de ativistas anti-vacina e outros grupos organizados que se opõem ao certificado obrigatório, que estavam no porto desde sexta-feira, quando a medida entrou em vigor.

O protesto não chegou a bloquear as atividades do porto, que é o principal acesso da Itália ao Leste Europeu, no entanto, gerou lentidão nos trabalhos.

O ato em Trieste acabou se tornando um símbolo de resistência contra o certificado sanitário, que se tornou obrigatório para que a pessoa ocupe o posto de trabalho, seja no setor público ou privado.

Os manifestantes receberam apoio através de atos em diferentes pontos da Itália, como Turim, no noroeste do país, Florença. 

Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia