18/10/2021 às 17h41min - Atualizada em 18/10/2021 às 18h50min

Dores que surgem de repente: como explicá-las?

Aquela dor que não existia ontem e apareceu hoje está relacionada à performance de cada indivíduo

SALA DA NOTÍCIA Karine Bastida Lopes
Uma dor que aparece e você não sabe de onde ela vem. Muitas vezes essa situação é relacionada ao conhecido “mau jeito”. Dormir de mau jeito, abaixar para pegar algo no chão de mau jeito, entre tantas outras situações que fazem com que as pessoas procurem encontrar alguma solução para explicar a dor.

O personal trainer Samorai, especialista em movimentos, em treinamento 3Dimensional e fundador do Instituto de Performance Samorai, explica por que isso acontece. Após longos estudos sobre reabilitação, o movimento humano e o ser humano em si, por 20 anos ele buscou entender a causa das dores e criou a chamada Teoria da Performance Global do Ser que mostra porque não existia uma dor ontem e ela passa a existir hoje.


De acordo com Samorai, entender a causa das dores é o segredo de tudo, já que apenas dessa forma é possível saber como reabilitar quem sente a dor e até mesmo saber como preveni-las. “Existem dois tipos de lesões, aquela em que é claro o momento em que acontece a lesão e uma outra que vai acontecendo ao longo do tempo. No primeiro tipo, por exemplo, é quando alguém está jogando futebol e torce o tornozelo. Mas, o grande problema é o segundo tipo, quando a dor não existia ontem e apareceu hoje e aí vem a tentativa de entendimento pelo ‘mau jeito’ dado”, diz o personal.

No segundo exemplo, o que pode acontecer é a dor ser sempre um incômodo em alguma região do corpo, aparecendo ou desaparecendo constantemente. Para explicar o porquê isso acontece, Samorai afirma que ao longo da vida, as pessoas têm uma queda de performance.

“Quando a nossa performance cair, sentiremos dor em algum lugar. Se tem uma parte do meu corpo que não está funcionando bem e eu continuo fazendo as mesmas atividades, alguém tem que compensar esse trabalho. E é exatamente essa parte do corpo que vai pagar a conta disso, por isso a dor aparece”, explica Samorai. No processo natural da vida, todos sentirão alguma dor que não existia em um dia e existe no outro, independentemente da idade.

Todas as pessoas passarão por essa queda ao longo dos anos, mas o objetivo principal é adiar isso o máximo possível por meio de uma boa qualidade de vida, mudanças de hábitos e até mesmo um processo de realibilitação em casos mais acentuados.

“Se você sente uma dor no joelho, ela vem da somatória de todos os fatores do seu corpo, como o stress, uma má alimentação, a forma de pisar, um momento relaxado ou grato, tudo isso pode fazer seu joelho doer mais ou menos e está ligado à sua performance”, afirma Samorai. E ele ainda completa: “toda dor que não tem origem clara é resultado de um estilo de vida ou comportamento pensando-se em todos os planos: corpo, mente e espírito que está mais ou menos harmonizada. Ou seja, se não sabe o que fazer, melhore qualquer coisa em você e sua percepção da dor com certeza já será melhor”, conclui.

Sobre Samorai
Criador do Método de Treinamento 3Dimensional, Samorai é Bacharel em Esporte pela USP, Movement Specialist pelo Gray Institute dos USA e International Educator do Gray Institute, além de ser uma das cinco pessoas que podem ministrar cursos desse instituto em qualquer lugar do mundo. Ele tem formação em Kettlebell Training pelo RKC, também dos USA, em Krav Maga e defesa pessoal pelo IKM de Israel, além de formação em Ciências Políticas e Filosofia com Clóvis de Barros Filho, na USP. Trabalhou nos USA, Alemanha e Irlanda, país onde também morou.

Samorai é palestrante internacional, estuda áreas como Antroposofia e Pedagogia Waldorf, massoterapia e quiropraxia. Atleta de handebol por 20 anos, ele tem participações em torneios nacionais e internacionais e esteve na Olimpíada do RJ com a equipe da Polônia de handebol. Atleta do ano de 2019 pelo Alliance Jiu Jitsu, equipe recordista em títulos mundiais (12 conquistas nos últimos 14 anos), ele é campeão sul-americano, brasileiro, do Internacional Master e BJJ Pro. De 2013 a 2015 foi professor no reality show Além do Peso (TV Record) em todas as temporadas e já participou de diversos trabalhos em grandes emissoras e nos veículos de comunicação mais consagrados do Brasil.
 
Serviço:
Instituto de Performance Samorai
Rua Comendador Miguel Calfat, 437 - Vila Nova Conceição – São Paulo/SP
(11) 97970-3567
@samorai3d
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia