18/10/2021 às 17h49min - Atualizada em 18/10/2021 às 17h49min

Gestão de suprimentos pode ser diferencial na saúde financeira das empresas

Americanas Empresas é a marca de venda por CNPJ da Americanas S.A., para empresas de todos os portes

AB NOTICIAS NEWS
InfoMoney
Divulgação

Toda empresa, independente do porte, tem uma lista de suprimentos que compõe sua planilha de custos. O que diferencia esse processo é como é realizada essa gestão, que quando bem feita pode ser convertida em economia de tempo e de dinheiro.

Desde os clips para papel e os tradicionais materiais de escritório, passando pelos copinhos de água e café, produtos de higiene, limpeza, eletrônicos como celulares e até materiais para indústria, a lista de itens para manter um negócio funcionando é grande e envolve várias frentes de produtos. Justamente por isso, há uma complexidade de administração que vai além da vocação tradicional da maioria das empresas.

Geralmente, o processo de compras para a aquisição de suprimentos envolve a cotação de preços em ao menos três fornecedores diferentes. Depois disso, as melhores condições são aprovadas após uma deliberação dos superiores para que a compra seja, enfim, efetivada. O processo pode levar bastante tempo e envolver mais de uma área da empresa. Mas afinal, como agilizar esse processo e garantir economia de tempo e de dinheiro?

Segundo Douglas Marques Ferreira, especialista em compras e um dos fundadores do Café com Comprador, portal que estimula relacionamento entre profissionais do setor, além do planejamento com a maior antecedência possível, uma dica é unificar e agrupar as demandas de compras.

“Quando se compra em pequenas quantidades e com recorrência, o gasto de tempo, custo de processo e o preço final do produto ou serviço sempre sai maior. Por isso, a importância de agrupar as demandas para negociar grandes quantidades com maiores descontos e menores preços”, avalia.

Ele também defende a importância de pensar na logística durante esse processo de negociação. “É importante escalonar as entregas de acordo com o planejamento de utilização da demanda. Dessa forma, a área de suprimentos garante um bom negócio para a companhia”, diz.

Douglas assume que não se trata de um trabalho fácil e que a burocracia de inúmeros processos pode acabar dificultando a gestão dos suprimentos. Além disso, muitas empresas, especialmente as menores, não possuem um profissional ou área específica para esse trabalho e as compras acabam sendo feitas de última hora em locais de acesso mais fácil – o que não garante bons preços.

Tudo no mesmo lugar

Buscar a facilidade de encontrar os itens em um mesmo lugar, com a oportunidade de negociar valores a partir da definição das quantidades, com orçamentos rápidos, entregas planejadas e facilidade no pagamento pode ajudar na administração dos suprimentos.

Desde 2019, a Americanas Empresas, marca da Americanas S.A. para vendas para o segmento corporativo, vem aprimorando suas soluções para atender as companhias de qualquer porte de forma prática e assertiva.

Para se ter uma ideia, em um portal destinado às empresas, é possível encontrar milhões de itens à disposição, desde material de escritório, passando por mobiliário e eletrônicos. Com o amplo portfólio, a Americanas Empresas concentra todas as demandas em um só lugar e agiliza os orçamentos para as empresas.

Tudo é realizado com um atendimento personalizado, onde um consultor está presente em todo o processo, do início ao fim, e está disponível para negociar valores com base na quantidade de itens e ajudar a compreender qual a melhor forma de pagamento.

“A cotação on-line é um forte aliado do comprador, pois reduz tempo de processo e garante transparência, os dois fatores fundamentais que os compradores corporativos precisam garantir”, diz Douglas.

Dessa forma, a equipe responsável pela gestão de suprimentos percebe uma economia no tempo das negociações e pode se dedicar às atividades mais estratégicas da empresa.

Entrega em múltiplos endereços

A Americanas Empresas também oferece uma logística diferenciada, que contempla entregas em vários endereços. Ou seja, é possível agrupar as compras de diferentes localidades e realizar entregas agendadas nos locais escolhidos, como a sede da companhia, as subsidiárias ou até mesmo a casa dos colaboradores.

“Antes o comprador tinha que comprar de vários fornecedores, pois um tinha o melhor preço, o outro a melhor entrega, o outro melhor sortimento. Agora é possível encontrar isso tudo em uma única empresa”, afirma o especialista.
Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia