15/10/2021 às 13h56min - Atualizada em 16/10/2021 às 00h01min

Como escolher o melhor cartão de crédito para mim?

SALA DA NOTÍCIA Victor
Você já se deu conta de como, ao longo dos anos, o cartão de crédito se tornou uma parte fundamental das finanças pessoais de boa parte da população?

E com razão, já que a modalidade, além de uma grande aliada para as compras do dia a dia, é a mais simples de ser usada para transações digitais. Sua praticidade também não fica atrás, pois, com o avanço da tecnologia, o usuário consegue acompanhar os gastos pelo app do cartão, checar suas transações e, se preciso, bloquear temporariamente seu uso. Ou seja, benefícios não faltam!


De toda forma, com tantas alternativas disponíveis no mercado, nem sempre a escolha do próprio cartão é tão clara quanto parece. Nessas horas, muitas perguntas costumam surgir, nos deixando em dúvida sobre qual o cartão de crédito mais vantajoso hoje. A resposta, no entanto, vai depender do perfil de cada consumidor.

Mas, afinal, o que levar em conta para tomar uma boa decisão? No artigo a seguir, compartilhamos algumas dicas para fazer escolhas certeiras e encontrar a opção que mais atende suas necessidades. Leia mais!

Melhor cartão de crédito para mim: como descobrir?

Atente-se aos próprios gastos


Afinal, o cartão de crédito surge para facilitar, não complicar o orçamento. Antes de contratar um, vale anotar todos os gastos para estabelecer qual seria o limite ideal para você.

Também é interessante ver quais gastos do dia a dia seriam mais fáceis com a nova escolha. Serviços de streaming, transporte e outras comodidades oferecem pagamento facilitado quando feito por meio do cartão.

Anote os incentivos importantes para você


Existem diferentes tipos de cartão de crédito e o ideal não é o mesmo para todos.  Há usuários, por exemplo, que se interessam mais por sistemas de milhas ou benefícios como pontos e descontos em serviços. Geralmente, essa modalidade conta com taxas de serviço, então é importante saber se o custo-benefício funciona em cada caso.

Além disso, há também a opção de cartões de crédito sem anuidade, essenciais para clientes que buscam limitar ainda mais seus gastos.

Já para quem realiza transações online, uma boa alternativa pode ser o cartão com cashback. Essa modalidade traz ofertas especiais em sites e empresas parceiras nas quais o cliente recebe parte do dinheiro de volta quando faz uma nova compra.

Conheça as opções disponíveis


Pode parecer difícil escolher entre todas as opções de cartão de crédito disponíveis. No entanto, como há dezenas de operadoras, modalidades de crédito, condições de contrato, taxas de juros e benefícios, é muito importante ter em mente as diversas alternativas antes de assinar o contrato.

Isso porque o cartão de crédito só fará sentido se for uma vantagem em sua vida financeira, certo?

Para quem o utiliza em viagens, vale a pena checar se as opções do mercado geram pontos ou milhas que podem ser trocados por passagens e upgrades, além de serviços complementares.

Ainda, há operadoras que contam com benefícios exclusivos, como ingresso reduzido em cinemas, casas de show e teatro. Tudo depende do estilo de vida de cada um.

Utilize comparadores online


Para tornar sua escolha mais fácil, faça uma cuidadosa pesquisa online, pois artigos e vídeos sobre o assunto não faltam pela internet.

Um tipo de material que também auxilia bastante esse processo são os rankings elaborados por especialistas, bem como comparadores de serviços financeiros gratuitos — que centralizam de maneira clara as informações importantes sobre cada alternativa.

Dicas para um uso moderado


Ainda que o cartão de crédito seja uma ótima escolha para trazer rapidez, facilidade e segurança no dia a dia, ele não deve ser usado indiscriminadamente. Para que a modalidade funcione, é importante que os outros aspectos do orçamento estejam em dia.

Tenha em mente seu limite e evite atingi-lo. Não coloque compras supérfluas no cartão pela facilidade, já que isso torna o gasto menos visível. Também mantenha um olhar atento às faturas: os cartões atuais oferecem canais digitais, onde você pode acompanhar seus gastos durante o mês.

Com um uso responsável, o cartão de crédito pode se tornar um ótimo aliado para organizar as despesas, planejar grandes compras e pensar em objetivos


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia