14/10/2021 às 09h57min - Atualizada em 14/10/2021 às 10h20min

Cinco passos para vender produtos on-line nos EUA sem sair do Brasil

Saiba como comercializar itens brasileiros no mercado virtual americano com segurança e praticidade

SALA DA NOTÍCIA Imprensa
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A internacionalização é uma opção muito utilizada por empresas que estão em busca de diversificar os riscos e expandir os negócios com foco em economias mais estáveis. Aquelas que escolhem investir nos Estados Unidos encontram vantagens como acesso a investidores, valorização da marca e um ambiente 100% pró-negócio.
No caso de quem possui interesse em acessar o mercado norte-americano, mas deseja continuar com a fabricação de produtos somente no Brasil, investir em vendas via e-commerce pode ser a opção mais indicada.
Segundo dados do relatório divulgado pela divisão de comércio eletrônico da Adobe em março de 2021, as compras online nos EUA foram impulsionadas em US 183 bilhões devido à pandemia de COVID-19. Esse valor corresponde ao crescimento das vendas no comércio eletrônico entre os meses de março de 2020 e fevereiro de 2021. Ainda segundo a pesquisa, houve um aumento de 20% nas vendas online nesse período e espera-se que o crescimento continue nesse ritmo nos próximos anos.
Confira a seguir os 5 passos para iniciar a venda on-line nos EUA sugeridos pela Drummond Advisors , empresa com mais de 10 anos de experiência em operações cross border entre Brasil e Estados Unidos:
Passo nº 1: Abra uma empresa nos EUA
Uma marca do Brasil tem a possibilidade de atuar nos Estados Unidos tanto como pessoa jurídica brasileira quanto como uma empresa aberta em solo americano. Entretanto, a partir do momento em que o produto é internacionalizado, passivos que ocorrem nos EUA passam a impactar a matriz que fabrica os produtos no Brasil, ou seja, receitas provenientes dos Estados Unidos podem ser taxadas globalmente - o que não é nada bom do ponto de vista tributário. Por isso, abrir uma subsidiária americana pode facilitar as coisas para a marca brasileira, pois assim a receita da empresa dentro dos EUA será totalmente americana. É possível terceirizar toda a operação (depósito, logística, questões bancárias) e fazer a venda por um site próprio ou a partir de um marketplace já existente.
Passo nº 2: Faça uma procuração para quem vai trabalhar por você nos EUA
Para não ter problemas com a lei, é necessário que a empresa faça uma procuração que autorize o sócio, despachante aduaneiro ou prestador de serviço a atuar em seu nome nos EUA.
Passo nº 3: obtenha os documentos necessários para vender seus produtos
Para realizar o envio de produtos do Brasil para os EUA é necessário apresentar alguns documentos:
- Manifesto de entrada (CBP Form 7533);
- Aplicação e autorização para entrada imediata (CBP Form 3461);
- Simulação do direito de entrada nos EUA.
Todos esses documentos podem ser facilmente solicitados no site da CBP (Custom and Border Protection), o órgão que gerencia a importação e exportação de produtos para os Estados Unidos.
Há ainda a necessidade de emissão de fatura comercial - documento que reproduz a operação de compra e venda entre o importador e o exportador - e do teste de embalagem, uma vez que as embalagens têm de estar, obrigatoriamente, de acordo com os princípios de importação para serem aceitas e poderem entrar no outro país.
Com todos esses documentos em mãos, a empresa estará pronta para exportar para a subsidiária nos EUA ou diretamente para quem irá revender os itens enviados.
Passo nº 4: Saiba enviar os produtos
É importante conhecer a legislação sobre importação para cumprir todas as obrigações fiscais. Em alguns casos, é interessante investir na contratação de um despachante aduaneiro nos EUA. Esse profissional se encarregará de apresentar para a alfândega a documentação relacionada aos produtos despachados. Também é necessário verificar se há necessidade de solicitar alguma licença ou permissão de importação específica.
Passo 5 - Fique de olho em suas obrigações fiscais
É importante ter consciência de que a empresa atuará em duas jurisdições distintas, ou seja, terá de prestar contas à duas receitas federais diferentes, por isso é necessário ter atenção e procurar conhecer todas as obrigações envolvidas nesse processo para manter o compliance fiscal nos dois países.
Ao seguir esses passos e acessar o mercado eletrônico dos EUA, a empresa encontrará solo fértil para crescimento .
Sobre a Drummond Advisors
A Drummond Advisors presta serviços de consultoria internacional a empresas brasileiras e americanas, com foco nas áreas contábil, tributária, jurídica e de desenvolvimento de negócios. Fundada na cidade de Boston, a consultoria ampliou a sua presença para as cidades de Miami, Nova York, Orlando, São Paulo e Belo Horizonte. A empresa conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais com certificação, formação e experiência em território brasileiro e norte-americano.
https://drummondadvisors.com/pt/

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