14/10/2021 às 09h42min - Atualizada em 14/10/2021 às 10h20min

Casa Vogue apresenta o apartamento de Sergio Zobaran

Atualizado pelo designer de interiores Maximiliano Crovato, o apartamento do curador fica em um prédio art déco dos anos 1930 que ele frequentou (e já admirava) quando criança

SALA DA NOTÍCIA Suellen de Andrade
A4&Holofote
Casa Vogue_Universo em Casa_Sergio Zobaran_ Fotos_Fran Parente
O descampado de décadas atrás, palco das brincadeiras do escritor, jornalista, empresário e curador Sergio Zobaran ainda menino com mais dois amigos, tornou-se uma pequena floresta de jaqueiras, palmeiras e sibipirunas – o “quintal” de um prédio de 1934 em Copacabana, bairro dos mais animados do Rio de Janeiro. Imagine como ele se sentiu ao deparar com uma unidade à venda, muito bem conservada, nesse oásis de sua infância? Os ambientes, com parquet impecável e 3,30 m de pé-direito, alcançaram a perfeição com o aporte de Maximiliano Crovato.

O apartamento carioca é a segunda casa de Zobaran, que vive entre Rio e São Paulo. Do endereço principal vieram o sofá, agraciado com novo revestimento, e o tapete, além de algumas peças de família. Coube a Crovato orquestrar, com toda liberdade, o acervo do empresário com integrantes recém-adicionados à decoração. O sofá, por exemplo, não fica de frente para a clássica composição com duas poltronas, nem foi encostado em uma parede. “O número pequeno de móveis deixa a circulação muito boa”, observa Zobaran.


Conseguir o efeito máximo com o mínimo não é para qualquer um, muito menos exibir no hall de entrada uma taxidermia, técnica de origem científica para preparar animais para estudo ou exibição não muito compreendida entre nós. O papagaio das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, foi uma forma de representar as aves abundantes nos 15 mil m2 do entorno.

Da rua até o prédio, o trajeto ocorre de funicular, o que já fascinava Zobaran quando criança. Naquela época, começavam a crescer no terreno as árvores compradas pelo imigrante alemão Heinrich Weber Krauser no Horto Botânico, hoje com cerca de 30 metros de altura. No apartamento, a sensação é de estar dentro dessa floresta.

Casa Vogue Smart
E para quem também ama plantas e quer um jardim externo pra chamar de seu, Casa Vogue lançou Smart, espaço dedicado à dicas práticas e essenciais para todos os bolsos e gostos, com a curadoria da equipe da publicação - reconhecida por seu rigor e gosto refinado. Com projetos práticos, criativos e acessíveis, o novo canal digital da revista democratiza o acesso à arquitetura e ao design. Acesse https://casavogue.globo.com/Smart/ e confira.

Serviço
Revista Casa Vogue | Edição de outubro



Sobre a Casa Vogue
Casa Vogue é a revista de maior prestígio do Brasil em decoração, design, arquitetura e lifestyle. Referência máxima em comportamento e tendências, todos os meses encanta e inspira os amantes do bom viver.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia