13/10/2021 às 07h13min - Atualizada em 14/10/2021 às 00h02min

A SEMANA LIXO ZERO 2021 convida você a tratar os RESÍDUOS com DIGNIDADE

Ótima oportunidade para aprender sobre as boas práticas Lixo Zero, como aplicá-las no dia a dia e nos inspirar a repensar os hábitos e consumo.

SALA DA NOTÍCIA RENATA NASCIMENTO
www.agenciaviva.com
Divulgação
A Semana Lixo Zero vai movimentar São Paulo de 22 a 31/10/21, com atividades presenciais, virtuais e híbridas, para que as pessoas consigam trocar experiências e compartilhar problemas e soluções relativas ao lixo da cidade. Ótima oportunidade para aprender sobre as boas práticas Lixo Zero, como aplicá-las no dia a dia e nos inspirar a repensar os hábitos e consumo.


Lixo e Dignidade
Quando somos capazes de enxergar valor em nossos resíduos, entendemos que repensar o consumo, destinar corretamente os resíduos, separando e limpando, se torna uma forma de tratá-los com DIGNIDADE, uma vez que gera oportunidades para a sociedade, um ambiente livre de resíduos e, ainda, renda para estimular esse tipo de atividade. “A SLZ é necessária para informar, encorajar e empoderar todas as pessoas. E é oportuna pelo tema da edição DIGNIDADE e tudo o que isto significa neste momento sociopolítico do Brasil", explica Christian Ullmann, coordenador de projetos do centro de inovação do IED Brasil.

O sucesso das Semanas Lixo Zero
Desde a primeira Semana Lixo Zero, o grupo orienta, analisa e atua junto à sociedade, empresas e cidadãos a fazer a mudança já, onde estiver e como puder, através de inúmeros eventos.
  • 2010 - Primeira edição da Semana Lixo Zero em Florianópolis
  • 2012 - Início da expansão da SLZ para outras 4 cidades: Florianópolis, Curitiba, Porto alegre, Tubarão
  • 2016 - 16 cidades
  • 2019 - 102 cidades brasileiras e em outros 2 países: Portugal e Moçambique, totalizando 109 cidades no mundo.
  • 2020 - 175 cidades brasileiras e 2 países, Portugal e Moçambique.
  • Em 2020 o ILZB bateu todos os recordes de mobilização inovando em eventos híbridos que alcançaram mais de 1000 embaixadores e ações em todos os estados do Brasil.
 
  • Em todas as edições, cobertura nos principais veículos de comunicação e patrocinadores satisfeitos de terem suas marcas atreladas a um movimento que transforma a sociedade.



É hora de virar essa chave
A cada edição da Semana Lixo Zero as pessoas se conectam mais com práticas e atitudes que têm dado certo para aumentar a responsabilidade de cada um em relação ao próprio lixo produzido. O Coletivo Pinheiros, por exemplo, acredita que a SLZ inspira a comunidade a ser mais colaborativa e mais ativa para conquistar uma cidade mais humana. O lixo é nosso, é de cada um, por isso, como diz Vanessa Rocha Rêgo, presidente do Coletivo, não dá mais para jogar a carga do lixo que produzimos somente para os órgãos públicos. “Só vamos conseguir diminuí-lo e ter consciência da transformação se essa 'chavinha' virar'', completa Vanessa.

O que encontrar na SLZ 2021
Palestras online, apresentação de cases, exibição de filmes e visitas técnicas, tratando do tema resíduos sólidos ligado aos mais diversos setores da economia:
  • As ações ligadas às temáticas Lixo Zero: boas práticas Lixo Zero, Cidades Lixo Zero, Consumo Consciente, Compostagem e reciclagem, Inovação e soluções
  • Abordagem sobre PL Obrigatoriedade da Compostagem de resíduos orgânicos na cidade de São Paulo, Programas de Educação Ambiental e engajamento da sociedade, Novos negócios e inovação para coleta de resíduos;
  • O processo de incineração e seus impactos na cadeia de reciclagem;
  • Eventos Lixo Zero;
  • Os desafios para aumento da reciclagem e dignidade no trabalho das cooperativos e catadores;

Para saber como vai ser a programação acesse aqui
https://forms.gle/vxPfN5Fj3A6sghmz5

Programação da Semana Lixo Zero São Paulo, é preciso preencher esta ficha e inscrever-se até 17/10/21


Cuidar, regenerar e curar
Para Flávia Cunha, embaixadora do ILZ São Paulo, coordenadora do GT Lixo Zero SP e fundadora da Casa Causa, nós temos que mudar a forma como cada um de nós pensa e age em relação ao lixo, para que a nossa ação no mundo não cause dano. "Neste momento delicado em que vivemos, precisamos aprender a cuidar, regenerar e curar. O lixo é só mais um dos tantos sintomas que o nosso modelo econômico suicida tem gerado. Talvez um dos mais relevantes", afirma Flávia.  

Já para Rodrigo Oliveira, fundador da Green Mining, a Semana Lixo Zero é um momento excelente para as pessoas se informarem e refletirem sobre a geração de resíduos e os impactos que isso causa. “A SLZ tem sido também uma excelente oportunidade para contar um pouco da logística reversa da Green Mining e nossas iniciativas para a reciclagem do vidro”, conta Oliveira.

Durante a SLZ 2021, vamos inspirar a população a enxergar os seus resíduos com DIGNIDADE, vamos mudar a nossa realidade juntos!

Informações à Imprensa

Flavia Cunha - embaixadora do ILZ São Paulo, coordenadora do GT Lixo Zero SP e fundadora da Casa Causa - flavia@casacausa.com.br

Renata Nascimento -Agência VIVA
renata@agenciaviva.com | (11) 982931069




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »