13/10/2021 às 19h00min - Atualizada em 14/10/2021 às 00h02min

Sustentabilidade no mercado imobiliário: entenda o que é e para que serve o LEED

SALA DA NOTÍCIA Mayara Martins
Em diversos âmbitos da sociedade, o conceito de sustentabilidade vem sendo aplicado de maneira massiva e com uma frequência cada vez maior. Um destes setores é o imobiliário, que tem prestado muito mais atenção nas condições da construção e da manutenção dos novos imóveis que chegam ao mercado.

É neste sentido que, hoje, há um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, que é utilizado em mais de 160 países e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, a obra e a operação dos imóveis, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações - o Leadership in Energy and Environmental Design, ou LEED.


Esta certificação avalia o edifício por inteiro - da concepção do projeto à etapa de obra e à fase de operação do empreendimento -, envolvendo a análise de itens como localização, infraestrutura local e acesso a transporte; espaço sustentável, focando na preservação da biodiversidade; eficiência do uso da água nos ambientes externos e internos; redução no uso de energia e emprego de fontes de energia renovável; impactos associados aos materiais de construção, da extração, transporte, manutenção e descarte; parâmetros envolvendo a qualidade do ar interno, conforto térmico, visual e acústico.

Um dos empreendimentos que têm se organizado para atender a essas normas é o Gran Paradiso Resort - que já conta com o conceito bike friendly. O imóvel, que segue o modelo multipropriedade e é inspirado no Alpes Italianos, está em vias de receber a certificação.

Entre os itens que serão adotados em suas dependências e que garantem esse reconhecimento estão os relacionados à economia de água; à economia de energia e ao uso de energia renovável; e à qualidade do ar interno.

Para Luciano Dutra, sócio do Gran Paradiso, a iniciativa representa mais um passo em direção à valorização do imóvel - e, consequentemente, à oferta de comodidade aos clientes e ao compromisso com as causas ambientais.

"Estamos caminhando no sentido de reunir diversos atrativos para a nossa multipropriedade. Em breve, ela será referência não só no que diz respeito às suas inúmeras vantagens, como o Fitness Center, a área de piscina coberta e jacuzzies, a sala de cinema, de jogos ou de lareira, mas também ao comprometimento com o meio ambiente - o que só nos traz ainda mais valorização e orgulho deste projeto", pontua.

Saiba mais sobre o Gran Paradiso Resort em https://www.granparadisocamposdojordao.com.br
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia