13/10/2021 às 10h31min - Atualizada em 13/10/2021 às 17h40min

Dicas de estudos para concursos militares

SALA DA NOTÍCIA Victor
Você procura por uma carreira na área militar? Com os altos salários pagos e o prestígio social do segmento, de fato trabalhar nas Forças Armadas é algo que atrai muita gente, mas não é o tipo de serviço para todo mundo. Pelo contrário: é necessário conhecer muitas dicas de estudos para concursos militares apenas para conseguir entrar na área. Uma vez lá dentro, há um universo de dificuldades a superar para ter sucesso e crescimento no setor.
No entanto, ser um aluno militar é um sonho de muita gente e algo que pode sim ser alcançado se você souber como se preparar para isso e como se esforçar adequadamente para tirar o máximo proveito dos seus estudos e conseguir a aprovação no concurso militar que você tanto quer passar, seja ele para uma das academias militares, seja para outras instituições.
E aí, quer ver algumas boas dicas de estudos para concursos militares? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 dicas de estudos para concursos militares

1. Entenda o que será pedido de você

O primeiro passo para aumentar as chances de ser aprovado em um concurso militar é entender o que será pedido de você. Ou seja, o que as Forças Armadas esperam que você consiga fazer para ser um aluno militar.
A vasta maioria de todos os concursos militares, especialmente os de entrada nas Forças Armadas, têm exigências específicas em nível intelectual e físico. Ou seja, será necessário passar por uma prova escrita e outra física.
Na prova escrita, é importante entender quais são os assuntos em jogo e o nível de exigência na pontuação das respostas. Por exemplo, o ITA é o vestibular mais difícil do país e é de uma instituição militar. Já outros concursos são um pouco mais fáceis.
Na prova física, os requisitos variam de concurso a concurso, mas o mínimo é conseguir correr determinados metros em um tempo específico. Portanto, conhecer esses requisitos mínimos ajuda você a se preparar para estudar melhor.

2. Cubra as suas fraquezas

Depois que você conseguir entender o que é pedido para ser aprovado nos concursos militares, o próximo passo é fazer uma avaliação realista das suas capacidades e entender o que você já consegue e o que são fraquezas na sua candidatura.
Por exemplo, suponha que o concurso militar tenha uma prova intelectual exigente, com questões de português, matemática, inglês, geografia e outras matérias. Ao fazer um simulado, você pode perceber que não tem problema nenhum com as questões de português e matemática, mas sofre um pouco com as de inglês.
Nesse caso, vale a pena estudar mais inglês do que as outras matérias para conseguir cobrir essa fraqueza e melhorar a sua pontuação no geral.

3. Não menospreze o teste físico

Muitos estudantes que tentam entrar em instituições militares focam somente no teste intelectual, ignorando por completo o físico. No entanto, por melhor que seja a nota no conteúdo escrito, não conseguir os requisitos mínimos nas provas físicas pode significar sua exclusão do processo seletivo.
Por isso, não menospreze os testes físicos e nem pense que eles são fáceis. Separe um tempo do seu estudo para se dedicar a eles para garantir que não será por alguns minutos de corrida que você não conseguirá alcançar o seu objetivo.

4. Monte um cronograma e siga

Sabendo o que é necessário de você, quais são suas fraquezas e qual a data do concurso militar, o próximo passo é montar um cronograma para conseguir a melhor pontuação possível no tempo disponível.
Se você tiver, digamos, 6 meses para se dedicar ao concurso, então você deve montar um planejamento que permita que você esteja fisicamente pronto para a prova e intelectualmente preparado nesse período.
O foco deve ser sempre em fortalecer as suas fraquezas, que podem custar mais caro lá na frente. Se sobrar um tempo, apare algumas arestas nas áreas em que você já e bom para otimizar sua pontuação.

5. Conte com o apoio e experiência de quem entende do assunto

Por fim, vale a pena interagir com alunos militares nas redes sociais ou ver conteúdos de professores e instituições especializadas em concursos militares. As dicas de quem está inserido na área e tem experiência com o assunto podem ser valiosas e fazer a diferença entre você passar no concurso ou não.
Pronto! Agora que você viu essas dicas de estudos para concursos militares, com certeza conseguirá aumentar as suas chances de sucesso e de ser aprovado em um concurso militar para entrar na área que sempre quis. Lembre-se de que, no entanto, passar no concurso é apenas o primeiro passo para ter uma carreira longeva nas Forças Armadas. Ainda há muito esforço e dedicação pela frente.
Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o tema e compartilhe este artigo com seus colegas que também querem entrar nas Forças Armadas!

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia