O Dia do Professor é celebrado anualmente no Brasil em 15 de outubro desde 1963. A data, que homenageia e reconhece a importância do profissional que tem como objetivo difundir conhecimentos, é também uma oportunidade para destacar o papel da educação para a construção de uma sociedade mais inclusiva, conforme aponta a psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, Cíntia Santos. Para ela, o desafio dos gestores educacionais é preparar a comunidade escolar para que a inclusão comece dentro da sala de aula.
O objetivo do Instituto Ester Assumpção, organização que não tem apoio governamental e sem fins lucrativos, é trabalhar em prol da inclusão, principalmente no mercado de trabalho e na educação. Por isso, ações que visem preparar a comunidade escolar são planejadas pela instituição, conforme aponta Cíntia Santos. “Anunciamos recentemente, pela segunda vez, a parceria com o projeto Criança Esperança. Desta vez, vamos implementar o Paideia - Programa de Assessoria e Intervenção, que foi totalmente formulado pela nossa equipe e é voltado para o Desenvolvimento Educacional Inclusão e Acessibilidade”, explica a psicóloga que atua na coordenação da iniciativa que vai promover a educação inclusiva em 10 escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção destaca a importância do Dia do Professor para mostrar à sociedade que o profissional que atua em sala de aula é agente essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva. “Justamente pelo fato de a inclusão começar dentro das escolas, estamos direcionando várias ações para a área educacional para preparar e instrumentalizar toda a comunidade escolar, principalmente o educador que está no dia a dia com os alunos. Se temos uma escola inclusiva, formamos cidadão conscientes e fomentadores da inclusão, o que acaba reverberando no mercado de trabalho, que é o nosso outro foco de atuação”, explica Cíntia Santos.
Em parceria com o projeto Criança Esperança, o Instituto Ester Assumpção vai atuar no sentido de preparar a comunidade escolar para a adaptação de materiais pedagógicos. “Vamos criar um comitê gestor das ações inclusivas composto por professores, gestores e representantes dos alunos com deficiência, oferecer atividades de intervenções psicopedagógicas para as crianças com deficiência e realizar palestras sobre educação inclusiva. Além disso, teremos oficinas para adaptação de materiais pedagógicos e cursos sobre educação inclusiva, em especial para educadores e gestores, para ampliar o alcance do projeto”, complementa.
A equipe do Instituto Ester Assumpção elaborou um planejamento de intervenções que seguirá três fases. “A primeira é o diagnóstico de atitudes inclusivas, em seguida a intervenção junto ao público, como pais, crianças com deficiência e professores e depois, a mais importante, que é a manutenção das ações inclusivas. Dessa forma, pretendemos criar um ambiente favorável para que os professores, gestores e demais atores envolvidos no processo educacional absorvam os conhecimentos trazidos pelo instituto e sejam capazes de replicá-los com autonomia na prática escolar”, conclui Cíntia Santos.
Instituto Ester Assumpção
Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.
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