13/10/2021 às 14h10min - Atualizada em 13/10/2021 às 17h40min

Dia do Fisioterapeuta: como prevenir, promover e realizar a reabilitação da saúde dos colaboradores no ambiente corporativo

Fisioterapeuta da OZN Health, Rosângela Veiga, oferece dicas sobre ações realizadas no Hospital Delphina Aziz

SALA DA NOTÍCIA Luana Dallabrida
O fisioterapeuta ocupacional é um profissional da saúde cada vez mais preocupado com o surgimento precoce de possíveis patologias que acometem os colaboradores. O especialista é responsável por prevenir, promover e realizar a reabilitação dos colaboradores no ambiente corporativo. No Hospital Delphina Aziz, em Manaus, a fisioterapia do trabalho na medicina ocupacional surgiu com a necessidade de reabilitação de colaboradores e parceiros no período pós-Covid-19, porém, no decorrer dos meses, a demanda para este fator diminuiu ao mesmo tempo em que aumentaram as reclamações por dores e desconfortos musculoesqueléticos. Hoje, a OZN Health, concessionária de serviços  não clínicos do hospital, oferece os cuidados a mais de 70 colaboradores por mês, com o total de 200 a 250 sessões de atendimentos em busca da melhoria da qualidade de vida. Entre os problemas com maior incidência estão: dor na lombar (lombalgia), dores cervicais e dores nos pés.

De acordo com a fisioterapeuta da OZN Health, do grupo Opy Health, Rosângela Veiga, é preciso ficar atento às dores relatadas e buscar possíveis soluções ou melhorias. “O trabalho da fisioterapia junto à medicina ocupacional e segurança do trabalho tem também o papel de identificar a partir do perfil epidemiológico funcional dos colaboradores, maneiras de reduzir, amenizar os quadros de dor e desconfortos. Com a identificação do aumento de número de queixas correspondentes à fascite plantar (dores nos pés), buscamos trazer calçados de seguranças (EPIs) ainda mais adequados, uma mudança significativa no dia a dia do funcionário que ocorreu a partir de um projeto em conjunto com a medicina ocupacional”, explica.

Os calçados já estão sendo substituídos e cartilhas para a prevenção do desenvolvimento da fascite plantar, com orientações de alongamentos, abordagem sobre os fatores múltiplos que podem desencadear as dores nos pés, a necessidade de controle de peso e o uso de calçados adequados fora do ambiente de trabalho.

Mensalmente são realizadas palestras e treinamentos com as equipes operacionais de higienização e lavanderia. Em setembro, a funcionalidade musculoesquelética e a prevenção das lesões relacionadas à postura foram os assuntos debatidos.

A fisioterapia do trabalho atua nas questões voltadas a ergonomia e o principal objetivo é permitir que os profissionais melhorem os rendimentos e a produtividade dentro da empresa, solucionando problemas de baixo rendimento por dores, mal estar no corpo e desconfortos. A ginástica laboral é uma das grandes aliadas nesse processo, prevenindo o sedentarismo, doenças laborais, combatendo tensões, além de aumentar a produtividade e interação.

“No Delphina Aziz, realizamos uma ginástica laboral personalizada e adequada para cada setor. Temos um cuidado especial com os idosos, já que esse grupo possui alteração postural, perda de flexibilidade, musculatura, desgastes nas articulações uma pré-disposição a quedas. Os colaboradores com agravamentos são encaminhados para a reabilitação para a realização dos tratamentos adequados”, informa.

A fisioterapia da OZN Health realiza ainda atendimentos dos colaboradores do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), organização de saúde responsável pela área assistencial do Hospital Delphina Aziz, em situação de dores agudas e os fisioterapeutas da equipe de reabilitação da organização atuam executando acupuntura e quiropraxia para os funcionários encaminhados.

O Hospital conta ainda com uma clínica de fisioterapia destinada aos colaboradores, com a prática da mecanoterapia, utilização de aparelhos mecânicos para o tratamento e a prevenção de diversas patologias. Os exercícios são realizados de forma ativa, contra a resistência gerada por forças externas. “O nosso maior intuito é proporcionar uma mudança no estilo de vida do colaborador. Já tivemos casos de funcionários que perderam de 20 a 25 kg apenas modificando a rotina. Queremos mostrar que a fisioterapia auxilia para possibilitar uma maior longevidade e que nós somos a interface entre o colaborador e a saúde”, finaliza.

 

SOBRE OPY HEALTH

A Opy Health é gestora de serviços de infraestrutura em hospitais públicos e privados. Iniciou suas operações em fevereiro de 2020 e atualmente opera o Hospital Delphina Aziz (Manaus, AM) e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC – Belo Horizonte, MG). Opy Health é uma empresa IG4 Capital.

Contatos:

Paula Fiori
Diretora Executiva
LAM Comunicação
paula.fiori@lamcomunicacao.com| 11 97242-6272

Luana Dallabrida
Atendimento Sênior
LAM Comunicação
luana.dallabrida@lamcomunicacao.com | 47 99982-8422
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »