11/10/2021 às 14h26min - Atualizada em 12/10/2021 às 00h01min

A trajetória dos afetos

No livro “Apanhador de Estrelas”André Luiz Leite da Silva usa a alegoria da criação bíblica para refletir sobre as relações humanas

SALA DA NOTÍCIA Redação

Todos conhecemos o livro bíblico de Genesis. A narrativa da criação de Adão e Eva e a tentação que os expulsou do paraíso influenciou todo o imaginário da civilização judaico-cristã ocidental. Embora ainda existam grupos que insistem na autenticidade histórica desse mito, correntes religiosas ou filosóficas consideram que o texto é uma alegoria sobre o significado da humanidade. É nesse sentido que escritor André Luiz Leite da Silva aproveitou para escrever o romance “Apanhador de Estrelas”.


 

Tendo como premissa a perspectiva de Eva ao provar da maçã, André investe em uma reescritura para debater o problema das relações humanas. “Acredito que somos os causadores de nossas dores e nossos amores, assim, somos um resultado disso, somos um produto”, relaciona André. Através desse princípio aproveita para atualizar a relevância do tema, relacionando os dilemas do fruto proibido com os problemas do sujeito contemporâneo.

Algo que contribui para essa abordagem foi a própria experiência de vida que André (foto) atravessou. O autor é formado em filosofia e tem como inspiração nomes como Platão, Aristóteles, Descartes e Nietzsche. Mas também tem as marcas pela passagem na polícia, onde o autor trabalha como escrivão. “Minha fonte de inspiração é um casamento de 34 anos, 4 filhos, um trabalho estressante de Escrivão de polícia ouvindo lamentações diárias”, explica André sobre a influência de sua vida pessoal na obra.

Enfim, o “Apanhador de Sonhos” é considerado por André como um marco de seu amadurecimento como escritor. Ele espera que o livro sirva de inspiração para as pessoas refletirem e tomarem rumo na vida em uma era de excesso de informação e estímulos exagerados. “Acredito que há muita informação exposta em Outdoors, em placas luminosas, mas somos bestas humanas e cegos de nascença. Podemos mudar muita coisa se formos conduzidos”, esclarece André.

“Apanhador de Sonhos” é o 17º livro lançado por André Luiz Leite da Silva. Foi lançado pela editora Chiado. Além do Brasil, o livro foi publicado em Portugal, Angola e Cabo Verde.

  

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »