11/10/2021 às 16h38min - Atualizada em 11/10/2021 às 20h10min

Dia das Crianças: sugestões de livros para todas as idades

Pesquisa mostra lista de livros infantis preferidos por crianças de até 15 anos

SALA DA NOTÍCIA Redação*
Os Três Porquinhos é o segundo livro mais citado entre crianças de um a cinco anos Crédito: divulgação

O Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. De acordo com o estudo, 82% dos leitores gostariam de ter lido mais; 34% alegaram falta de tempo e 28% disseram que não leram porque não gostam. Outra pesquisa mostra dados ainda mais alarmantes: o relatório divulgado em 2021 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que estudantes brasileiros em fase de conclusão do ensino fundamental não têm domínio satisfatório em leitura e apenas 2% dos jovens se mostraram capazes de diferenciar fatos de opiniões.

Quer mais motivos para presentear com livros no Dia das Crianças? O hábito da leitura estimula a neuroplasticidade, permitindo que as pessoas tenham capacidade mais rápida de aprendizado. Além disso, a criança que tem o hábito da leitura melhora o vocabulário, a memória, a concentração nos estudos, a escrita, a interpretação de textos e os conhecimentos gerais, se saindo melhor não apenas nas disciplinas de linguagens, mas inclusive em ciências e matemática.

Uma pesquisa realizada com 992 crianças e jovens de um a 15 anos das cidades paranaenses de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa, além das catarinenses Florianópolis e Joinville revelou a lista dos livros que as crianças mais gostam - citados por elas mesmas e divididos por idade e sexo. O levantamento foi realizado pelo Colégio Positivo, em abril de 2021, e pode servir de base para presentear neste Dia das Crianças.

Veja o ranking dos livros indicados pelas crianças:

 

1 a 5 anos

1º - Princesas

2º - Os Três Porquinhos

3º - Dinossauros

4º - Chapeuzinho Vermelho

5º - Turma da Mônica

6º - João e o Pé de Feijão

 

5 a 7 anos

1º - A Vaca Fotógrafa

2º - Telefante sem fio

3º - Princesas

4º - Menina bonita do laço de fita

5º - Turma da Mônica

6º - O Pequeno Príncipe

 

8 a 11 anos

1º - Harry Potter

2º - Diário de um Banana

3º - A casa na árvore

4º - O Pequeno Príncipe

5º - Homem Cão

6º - Diário de uma garota nada popular

 

12 a 15 anos

1º - Harry Potter

2º - Diário de um Banana

3º - O Pequeno Príncipe

4º - Divergente

5º - Percy Jackson

6º - Diário de uma garota nada popular

 

 

_______________________________________

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo - Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental, o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo - Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo - Água Verde, o Colégio Positivo - Boa Vista e o Colégio Positivo - Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina - onde hoje fica o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo - Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James', em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 17 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia