06/07/2018 às 18h00min - Atualizada em 06/07/2018 às 18h00min

Próximo alvo da UE na guerra comercial é ketchup, diz ‘FT’

Taxação de itens de uso doméstico seria resposta às tarifas a veívulos

Agência O Globo -
Agência O Globo -
President Donald Trump

LONDRES - Os produtos tipicamente americanos parecem mesmo ser a bola da vez das retaliações na guerra comercial desencadeada pela sobretaxa do presidente Donald Trump ao aço e alumínio importados. E próxima “vítima” pode ser o ketchup.

Segundo o jornal britânico “Financial Times”, a União Europeia planeja responder à proposta de Trump de taxar carros importados da Europa com impostos a € 18 bilhões itens do dia a dia, entre eles o ketchup, usado em vários petiscos e lanches diferentes.

A lista de produtos a pagar mais tarifas ao entrar no Velho Continente está sendo preparada pela Comissão Europeia e pode incluir, ainda, peixe congelado, maletas e curativos adesivos, diz o jornal.

No fim de junho, Trump informou que o país iniciaria uma investigação para descobrir se a importação de carros era uma ameaça à segurança nacional — o mesmo argumento usado para impor sobretaxas ao aço e ao alumínio. Segundo o presidente americano, as tarifas aos veículos europeus seria de 20%.

Atualmente, a UE cobra 10% de impostos de carros americanos, contra 2,5% de taxas quando os veículos europeus entram nos Estados Unidos. O país também aplica tarifa de 25% sobre caminhões leves.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia