11/10/2021 às 16h33min - Atualizada em 11/10/2021 às 16h33min

Governador apresenta Paraná à Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi

AB NOTICIAS NEWS
Agência Paraná
Divulgação

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou o Paraná neste domingo (10) para a diretoria executiva da Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi (ADCCI), nos Emirados Árabes Unidos. A agenda aconteceu em Dubai, onde o Estado participa da Expo Dubai.

Entre os potenciais elencados estiveram a agroindústria estadual, descentralizada e organizada em um amplo sistema cooperativista, com estrutura para apoiar a segurança alimentar do mundo, e cidades com grande estrutura no setor de serviços e incentivo à tecnologia. O Paraná conta com 120 unidades agroindustriais cooperadas, que abarcam 2,48 milhões de cooperados e geram cerca de 113 mil empregos diretos.

Segundo o governador, um dos grandes objetivos da agenda com investidores e empresários em Dubai é criar pontes para fomentar negociações concretas. Neste sábado (09), a delegação paranaense também se reuniu com representantes da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

“A estrutura da Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi é muito importante para os países da região. Foi interessante ver a quantidade de empresas que ela representa e a quantidade de valores que esses empresários movimentam globalmente. E eles se surpreenderam com os números do Paraná, principalmente no posicionamento estratégico do Estado no cenário nacional”, disse Ratinho Junior.

“Os empresários estão muito focados na Expo Dubai nesse momento, mas têm interesse em organizar uma visita ao Paraná com setores de Abu Dhabi, e também querem voltar a dialogar em março, quando a Itaipu Binacional, uma das maiores parceiras do Governo do Paraná, vai participar do encontro internacional”, completou o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

Bekin também citou o potencial de turismo e tecnológico do Paraná. O Estado receberá nos próximos meses R$ 1,5 bilhão de investimentos em aeroportos e está fomentando novos roteiros turísticos. Também é referência nacional em inovação, com uma rede ampla e diversificada de startups, núcleos de pesquisa, parques tecnológicos e universidades públicas e privadas.

“Abu Dhabi vem se desenvolvendo e investindo em tecnologia, com fundos especiais para startups e muito interesse nessa área. É uma reunião que todos os países representados em Dubai querem ter porque essa Câmara tem um peso muito forte nessa região. Estamos muito contentes em ter concretizado essa ligação”, afirmou o diretor-presidente da Invest Paraná.

Participaram do encontro o vice-presidente da Câmara, Ali Saeed Bin Harmal Al Dhaheri, e o diretor-geral adjunto da ADCCI, Abdullah Ghurair Al Qubaisi.

ABU DHABI – A economia de Abu Dhabi é baseada na exploração de petróleo, que contribui com cerca de 35% do PIB da cidade. No entanto, a região quer diversificar a atividade, aumentando investimentos nos setores não petrolíferos. Entre eles estão uma série de iniciativas destinadas a atrair negócios estrangeiros. Turismo é outra fonte de atenção, com o país se consolidando como um dos principais destinos no Oriente.

OUTROS ENCONTROS – O governador também se reuniu na manhã deste domingo com o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja, e com Nikhil Seth, diretor executivo do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar), braço de treinamento do sistema das Nações Unidas.
Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia