11/10/2021 às 11h56min - Atualizada em 11/10/2021 às 11h56min

Você sabia que existe o “Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física”?

Data foi instituída para conscientizar a população sobre as dificuldades e direitos dessa parcela da população

AB NOTICIAS NEWS
Universal
Divulgação

O Dia Nacional do Deficiente Físico é comemorado no dia 11 de outubro. A data foi instituída a fim de conscientizar a sociedade sobre ações e políticas que garantam qualidade de vida e a promoção dos direitos dos deficientes físicos.

As deficiências são classificadas em: física, auditiva, visual, mental ou múltipla (quando duas ou mais delas estão associadas).

Uma pessoa com deficiência física é aquela que possui alterações que comprometem a realização de determinada atividade física. Essas alterações podem existir desde o nascimento ou adquiridas durante a vida.

Barreiras para a inclusão

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz que 6,7% da população possui algum tipo de deficiência. Infelizmente, o preconceito e a inacessibilidade pública tornam a vida dessas pessoas ainda mais complicada.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o custo de vida das pessoas com deficiência aumenta em média cerca de um terço da renda. Completar a escola primária também é um desafio maior para as crianças com deficiência. Enquanto 60% delas completam essa etapa dos estudos nos países desenvolvidos, apenas 45% (meninos) e 32% (meninas) completam o ensino primário nos países em desenvolvimento.

É dever de todos lutar por uma sociedade em que as pessoas com algum tipo de deficiência tenham acesso a oportunidades, acessibilidade e mobilidade.

Como encarar as limitações físicas

Aos 20 anos, Thiago Helton sofreu um acidente de carro que o prendeu a uma cadeira de rodas. Seu corpo podia ter limitações, mas sua mente e, principalmente, sua fé estavam livres para agir e fazê-lo superar essa situação.

“No Brasil, a pessoa com deficiência sai às ruas e recebe olhar de pena, de coitadismo. Podiam até me olhar assim, mas dentro de mim eu sabia a força que eu tinha”, fala.

Com esta força que vinha do próprio Deus ele conseguiu se superar em todos as áreas de sua vida: profissional, financeira, amorosa e espiritual.
Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia