05/10/2021 às 17h10min - Atualizada em 05/10/2021 às 19h10min

ESEG desenvolve atividades para potencializar habilidades comportamentais em discentes

Demanda por profissionais vai além da técnica

SALA DA NOTÍCIA Allyne Pires
https://eseg.edu.br/
ESEG - Faculdade do Grupo Etapa

A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa possui atividades extracurriculares em busca de apoiar o desenvolvimento de soft skills em seus alunos. Núcleos de Pesquisa, Apoio ao Aluno, Fábrica de Skills, Termo de Integridade, Eu Faço na Prática são algumas das ações oferecidas pela Faculdade para formar profissionais com características exigidas pelo mercado de trabalho.

Habilidades técnicas (hard skills), que condizem com a área de atuação de cada profissional, não são as únicas consideradas na hora da contratação em um programa de estágio ou para uma vaga efetiva. Atualmente, potencializadas pela pandemia, as habilidades comportamentais (soft skills) mais buscadas são: resiliência, flexibilidade, criatividade, comunicação, gestão de tempo, resolução de problemas, saber trabalhar com equipes diversas, pensamento crítico, não ter medo de errar, aprender com o erro e empatia.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a inteligência emocional será a soft skill cada vez mais solicitada pelas empresas nos próximos anos. Isso porque, mesmo com o desenvolvimento da Inteligência Artificial, as máquinas não superam essa capacidade humana de lidar com os sentimentos dos outros. A ética no trabalho também faz parte das habilidades requisitadas.

“Os pilares de nosso Termo de Compromisso com a Integridade Acadêmica são trabalhados para que se tenha conduta ética por parte dos discentes, docentes e colaboradores da Faculdade”, aponta o professor mestre Marcelo D. Carvalho, coordenador-geral de Graduação da ESEG. “Honestidade, confiança, respeito e responsabilidade são esses pilares em busca de excelência diária. Dessa forma, prepara também o aluno para o mercado de trabalho”.

No programa de Apoio ao Aluno, as atividades desenvolvem cada estudante no que tange questões acadêmicas, pessoais e profissionais. A potencialização é realizada por meio de equipe pedagógica da ESEG, com: Centro de Estágios e Carreiras, Esporte, Optativa em Inglês, Visitas Técnicas, Fábrica de Skills e eventos em geral.

Entre as práticas do Fábrica de Skills, por exemplo, estão dinâmicas de grupos, entrevistas com feedback, simulações de processos seletivos e debates sobre temas da atualidade. As atividades são aplicadas em forma de disciplinas optativas, nas quais os alunos se inscrevem e são divididas entre o Simula ESEG, ESEG Debates e a Formação de Excelência.

“Entendemos que hard e soft skills devem ser desenvolvidas de forma conjunta. Por isso, o Fábrica de Skills trabalha essas duas habilidades nas atividades que temos dentro do Apoio ao Aluno. Se o discente se inscreve para as três, ele pode se desenvolver ainda mais. Além disso, está de acordo com o nosso Termo de Compromisso com a Integridade Acadêmica, pois envolve pilares como respeito e responsabilidade”, explica o coordenador. “Importante destacar que a Instituição é apenas um meio, cada discente deve fazer uma autoanálise e sair da zona de conforto. Só assim é possível desenvolver novas habilidades, sejam técnicas ou comportamentais, dentro do ambiente acadêmico, profissional e até familiar”.

Renato Magno, egresso de Engenharia de Produção da Faculdade, relata que “o Termo de Compromisso com a Integridade Acadêmica é vivido na prática por todos que fazem parte da Faculdade. Com isso e as demais atividades, seja parte da matriz ou extracurriculares, a ESEG me preparou para ser um profissional completo. Possibilitou que eu adquirisse soft skills importantes como comunicação, didática, organização, senso de urgência, solução de problemas, resiliência e trabalho em equipe”.

Além dessas atividades, a Faculdade também possui os Núcleos de Pesquisa - Criatividade Aplicada; Economia e Finanças; Empreendedorismo; Inteligência Artificial e Robótica; Logística; e Sustentabilidade -, nos quais alunos de todos os cursos podem trabalhar em um projetos de forma conjunta. “Dessa forma, os discentes têm a oportunidade de desenvolver hard e soft skills, com visões de áreas diferentes daquela que está em formação. Como os Núcleos são abertos para todos, o aluno tem a possibilidade de trabalhar em uma equipe diversa, realidade cada vez maior no mercado de trabalho”, complementa o coordenador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia