04/10/2021 às 14h10min - Atualizada em 04/10/2021 às 15h01min

Diretor de Ribeirão Preto lança seu primeiro curta-metragem

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O publicitário por profissão e cineasta por paixão, Marco Felipe, acaba de lançar o seu primeiro curta-metragem. Com 25 minutos de duração, “Experiência Profissional” mostra como pode ser perigosa e cheia de nuances a disputa por protagonismo no mundo corporativo. “Procurei trazer à cena as verdades humanas presentes por trás das relações. E refletir qual o impacto que a ausência de diálogo e empatia podem ter ao tornar até o ambiente de trabalho um lugar tóxico”, relata o jovem de 25 anos, formado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. O filme é uma parceria entre o diretor e a Ilha Crossmídia, produtora ribeirão-pretana onde Marco atua como diretor de estratégia e criação publicitária atualmente.

A ideia do filme surgiu em abril do ano passado, na chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil. Na época, Marco Felipe era sócio de uma agência de branding em São Paulo e, ao voltar para casa em sua cidade natal, por conta do isolamento social, começou a escrever o roteiro, que chegou a ter 21 versões antes do texto final. Ao vender sua parte na sociedade da agência paulistana, investiu parte do dinheiro na execução do filme e estabeleceu parceria com a Ilha, que também investiu no projeto com seus equipamentos e equipes de produção, buscando entrar, cada vez mais fundo no mundo do entretenimento. Ao todo, cerca de 40 pessoas participaram do projeto.

Foram três dias de filmagens em locações no próprio edifício onde Marco trabalha no dia a dia. “Diferente do curta-metragem tradicional, recheado de cenas mais rápidas, procurei fazer um curta com cara de longa. São apenas cinco cenas, em que procuro valorizar a força da interpretação, dos diálogos que demonstram a disputa que pode ocorrer entre diferentes gerações e personalidades dentro de um ambiente de trabalho”, explica o roteirista e diretor. “Eu já havia escrito e dirigido peças publicitárias, mas meu principal hobby é o cinema, eu passo até quatro horas por dia consumindo produtos audiovisuais. Eles me trazem reflexões não só sobre a arte, mas também sobre a vida”, completa.
O filme
“Experiência Profissional” mostra a chegada do jovem Francisco ao seu primeiro emprego efetivo em uma empresa de alimentos, fabricante de produtos à base de amendoim. Lá, ele se depara com altos executivos que tentam se aproveitar de sua ingenuidade para vencer uma disputa por controle alimentada há anos.

Ao longo do filme, o público testemunha como um choque de complexidades emocionais, egos e mágoas pode impactar relações interpessoais mal resolvidas e cobrar um preço alto dos envolvidos.

Em uma história vivida dentro do mundo corporativo, o espectador é convidado a refletir sobre como a ausência de diálogo, empatia, afeto e reconhecimento, tão marcantes na atualidade, podem levar as pessoas a pensar e agir de formas muito mais intensas e severas. É uma mostra do que pode acontecer com pessoas em situações de pressão e diante do poder em suas mãos.

O elenco é formado por atores de São Paulo, Ribeirão Preto e região: Eduardo Venosa (Francisco), Ricardo Amâncio (Reginaldo), Diego Freiria (Flávio), Bella Castilho (Paloma) e Lau Morelli (Paulo). A preparação dos atores ficou a cargo de Leandro Verzini e Michelly Vanzella. “Juntos, eles construíram um universo de personagens reais e com os quais o público terá a certeza de que já cruzou pelo caminho em algum momento da vida”, finaliza Marco Felipe.

Para a Ilha Crossmídia, a produção do filme “Experiência Profissional” reafirma seu propósito de apostar em um projeto com voz autoral e peso dramático suficiente para se alavancarem juntos em possíveis produções em grandes plataformas de streaming, além de ser uma oportunidade de demonstrar o potencial cinematográfico de Ribeirão Preto e dos principais nomes de sua equipe, como o diretor de fotografia, Thiago Coghi, e a assistente de direção, Monise Kristoscheck, juntos a um amplo time de profissionais.
Circuito de festivais
Após o lançamento, realizado no último sábado (02/10) em sala do UCI Cinemas do RibeirãoShopping, com sessões exclusivas para atores, equipes e convidados, “Experiência Profissional” segue agora o caminho da participação em festivais de curtas-metragens no Brasil e, com sua versão legendada em inglês, no circuito internacional. Mais sobre o filme pode ser acompanhado pelo perfil oficial no Instagram: @filme.experienciaprofissional.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia