05/07/2018 às 16h50min - Atualizada em 05/07/2018 às 16h50min

Mercado esperava prêmio maior da Boeing pela Embraer

Segundo analistas, ainda assim, negócio é positivo para brasileira

Agência O Globo -
Agência O Globo -

SÃO PAULO - Analistas de mercado avaliam que o valor para a formação de uma joint venture foi justo, mas o mercado esperava um prêmio maior pela empresa brasileira, que é estratégica tanto para os americanos no segmento de aviação comercial, quanto para o governo brasileiro. A Boeing fará um desembolso de US$ 3,8 bilhões por 80% da nova empresa, em dinheiro.

Em maio passado, a Boeing comprou a KLX, empresa de distribuição de peças aeroespaciais americana, com sede na Florida. Desembolsou no negócio US$ 4,2 bilhões. O mercado vinha tomando como parâmetro essa compra para estimar um valor mais alto para a Embraer.

- Pela importância estratégica da Embraer para a Boeing, o mercado esperava um prêmio maior. Os US$ 4,7 bilhões equivalem ao valor de mercado da empresa. No caso da KLX, o valor ficou em 15 vezes o Ebitda e no caso da Embraer foi de 10 vezes o Ebitda (lucro antes do pagamento de juros, amortizações). Trata-se de um valor justo, mas considerando que foi uma negociação envolvendo o governo brasileiro, que terá que ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e acionistas minoritários esperava-se um prêmio mais relevante - diz o analista de um banco internacional que prefere não se identificar.

Segundo ele, essa frustração explica parte da queda apresentada pelos papéis da Embraer no pregão de hoje na B3. Mas também, há um movimento de venda das ações da empresa, que subiram mais de 50% desde que as conversas entre Boeing e Embraer se intensificaram, em dezembro passado.

- Muita gente comprou as ações esperando o negócio fosse muito vantajoso e está aproveitando para vender e embolsar o lucro - diz.

Ele explica que o anúncio de uma joint venture na área de defesa não é totalmente uma surpresa. As duas empresas, há cerca de um ano, já vinham trabalhando juntas para a venda do KFC no mercado global. O que aconteceu agora é que a Boeing anunciou que vai fazer investimentos no negócio do KC-390. Embora a Boeing esteja confiante que o memorando de entendimentos seja aprovado depois de formalizados os contratos, a transação ainda terá que passar pelo governo brasileiro.

- Há margem para dúvida ainda se o negócio pode emperrar - afirma.

Para o professor de economia do transporte aéreo Adalberto Febeliano, as ações da Embraer despencam na Bolsa porque o mercado avalia que o valor do negócio não foi jutos. mas, na sua avaliação, o negócio foi muito positivo e deve perenizar a permanência da Embraer na cadeia global de fornecedores do setor aéreo.

- O negócio também vai perenizar a fabricação de aviões no Brasil. Trata-se de um negócio muito caro e arriscado. Gasta-se de US$ 2 bilhões a US$ 3 bilhões para desenvolver um novo modelo de avião, sem saber quantas unidades serão vendidas. Só gigantes como a Airbus e Boeing podem fazer isso, agora ao lado de Bombardier e Embraer, respectivamente. Se a Embraer ficasse sozinha, como seria? - questiona Febeliano.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia