30/09/2021 às 13h19min - Atualizada em 30/09/2021 às 19h01min

No Dia da Secretária, confira lista de filmes com personagens que atuam na área

Saiba um pouco mais sobre a profissão e reserve um tempo para ver os títulos que selecionamos

SALA DA NOTÍCIA Imprensa RS Serviços
https://www.rsterceirizacao.com.br/
Banco de imagens
Hoje, dia 30 de setembro, é comemorado o Dia da Secretária. A data foi criada para homenagear as pessoas que atuam na área e destacar a importância desse trabalho. Mas você sabe como surgiu essa comemoração?

Em 1860, durante a segunda fase da Revolução Industrial, Christopher Sholes inventou uma espécie de máquina de escrever e quem a testou foi sua filha, Lílian Sholes, tornando-se a primeira mulher a escrever em público em uma máquina. Lílian nasceu em 30 de setembro de 1850 e quando completou 100 de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, alguns concursos para escolher a melhor datilógrafa. Esses eventos foram um sucesso e começaram a acontecer anualmente, sempre no dia 30 de setembro. O que definiu a data foi o fato de que grande parte das participantes eram secretárias. Em São Paulo, a Lei nº 1.421, de 26/10/1977, oficializa 30 de setembro como o "Dia da Secretária".

O que faz uma pessoa que trabalha como secretária/o?

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, Secretárias(os) executivas(os) e afins assessoram os executivos no desempenho de suas funções, atendendo pessoas (cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Francielly de Jesus Almeida, que atua como secretária executiva pela RS Serviços e já está na área há 6 anos, conta que além de gerenciar grande parte da rotina pessoal e profissional do sócio-fundador e diretor-geral da Maluly Jr. Advogados, participa de reuniões e encontros importantes com clientes, o que a ajuda a desenvolver um perfil mais comercial e de gestão de negócios. “Nesses anos pude desenvolver muitas habilidades, mas a principal delas é a capacidade de me adaptar e gerenciar qualquer tipo de situação”, pontua.

Ela conta que teve muitas dúvidas na hora de escolher uma profissão, mas que já sabia sua preferência pela área administrativa. “A certeza da escolha da faculdade veio depois de assistir ao filme ‘O Diabo Veste Prada’ e ver o quanto a Andy (personagem principal) foi se desenvolvendo como profissional, mesmo sem nenhuma experiência, se tornando essencial para a realização das atividades de sua chefe”. Hoje, ela se diz muito feliz com a escolha.

E para comemorar o dia da secretaria, a RS Serviços listou sete filmes que trazem essa profissão em papéis fundamentais para as tramas.

Os Caça-Fantasmas (1984)
No filme dirigido por Ivan Reitman, a atriz Anniê Potts interpretou a secretária Janine Melnitz, que ajuda os três amigos caçadores em todas as ações. Ela é descrita como confidente e até mesmo uma boa caça-fantasmas. 
Uma Secretária do Futuro (1988)
Tess é o nome da secretária interpretada por Melanie Griffih, que tem suas ideias usadas pela chefe Katharine Parker sem o devido reconhecimento. Mas enquanto a chefe tira suas férias, ela tem a chance de mostrar seus projetos.
A Queda (2005)
Como nem só de bons chefes se faz a vida dos secretariados, a personagem de Alexandra Maria Lara, Traudl Junge, trabalhava como secretária de Adolf Hitler durante a 2ª Guerra Mundial. Ela conta os últimos dias do líder alemão confinado em um quarto de segurança máxima.
O Diabo Veste Prada (2006)
Não poderíamos de deixar de lado o filme que inspirou a Francielly. A comédia dramática dirigida por David Frankel é baseada no livro de Lauren Weisberger e mostra a história de Andrea (Andy) Sachs, que consegue um emprego como assistente de uma poderosa editora de revista de moda e faz de tudo para não perder o cargo dos sonhos. 
Homem de ferro (2008)
Até super-heróis precisam de uma boa secretária ao lado. Virginia “Pepper” Potts é o “braço humano” do Homem de Ferro. No começo da trama ela é assistente pessoal de Tony Stark e cuida de todas suas atividades, depois, passa a ser a presidente de suas empresas.
A Proposta (2009)
E para citar um assistente pessoal do sexo masculino, temos Andrew Paxton, interpretado por Ryan Reynolds, que na comédia romântica aceita se casar de mentira com Margaret Tate (Sandra Bullock), uma editora de livros, sua chefe, que está para ser deportada para o país em que nasceu.
Nossa querida Freda – A Secretária dos Beatles (2013)
Para fecharmos a lista, essa pérola. Freda Kelly foi a secretária de uma das bandas mais famosas do mundo, os Beatles.  Começou a trabalhar aos 17 anos com eles, quando surgiram na cena musical britânica e nesse cargo permaneceu por 11 anos, quando ela se demitiu e a banda terminou. No filme, ela conta pela primeira vez as histórias que viveu ao lado de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia