05/07/2018 às 12h00min - Atualizada em 05/07/2018 às 12h00min

Sindicato dos Metalúrgicos defende veto do governo a acordo entre Embraer e Boeing

‘Operação coloca em risco soberania nacional e milhares de empregos do setor aeronáutico’, diz comunicado

Agência O Globo -
Agência O Globo -

RIO - Diante do anúncio do acordo entre Embraer e Boeing, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região divulgou nota informando que vai defender que o governo e o Congresso devem barrar a operação. “O governo federal, detentor da ação ‘golden share’, tem a obrigação de vetar a negociação”, diz o texto. Segundo o sindicato, “a operação que coloca em risco a soberania nacional e milhares de empregos do setor aeronáutico”. Só em 2018 teriam sido demitidos cerca de 300 funcionários da Embraer, de acordo com estimativas do sindicato.

“O governo federal, detentor da ação ‘golden share‘, tem a obrigação de vetar a negociação. Ao contrário do que afirmou a Embraer em comunicado, esta junção não trará benefícios para o Brasil e, muito menos, para os trabalhadores brasileiros. (...) O governo federal e o Congresso Nacional têm o papel de defender os interesses do Brasil e, portanto, não podem ser coniventes com esse crime de lesa-pátria”, afirma o comunicado.

:

:

O sindicato argumenta que “a joint venture entre Embraer e Boeing não é um negócio qualquer”. “A empresa brasileira é a terceira maior exportadora do Brasil. Está atrás apenas da Vale e Petrobras. Trata-se do único setor de tecnologia intensa que possui superávit na balança comercial brasileira”, destaca.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia