25/09/2021 às 11h42min - Atualizada em 25/09/2021 às 11h42min

Colômbia e EUA lançam bases para nova estratégia de combate às drogas

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
EFE
 Delegações de Estados Unidos e Colômbia lançaram as bases para uma nova estratégia bilateral antidrogas que se concentrará na redução da oferta, na promoção da segurança e do desenvolvimento rural, e na proteção ambiental.

Os dois países divulgaram um comunicado conjunto do grupo de trabalho bilateral antidrogas após uma reunião de seus representantes realizada nesta sexta-feira em Bogotá.



Segundo o texto, essa abordagem abrangente incluirá uma articulação adequada de ações para promover maior estabilidade nas áreas rurais, além de estabelecer uma presença efetiva e sustentável do governo nacional.

Também consta na estratégia acelerar o desenvolvimento rural, garantir a proteção dos direitos humanos e fortalecer o Estado de Direito.

As delegações colombiana e americana concordaram que a nova estratégia deveria ser implementada inicialmente em três municípios prioritariamente: Tumaco, no departamento de Nariño, no sudoeste da Colômbia; Cáceres, em Antioquia (noroeste); e em Sardinata, no departamento de Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela.

Além dos programas para aumentar a presença governamental e os serviços estatais, as discussões se concentraram na necessidade de aumentar a segurança dos cidadãos, interromper as cadeias de abastecimento do tráfico de drogas, erradicar a coca de forma sustentável e aumentar as apreensões de produtos químicos precursores e cocaína.

Por outro lado, para reduzir a lavagem de dinheiro e fortalecer a confiscação de bens, ambas as partes concordaram em se concentrar na redução das transações ilícitas de dinheiro, priorizando a captura e extradição de traficantes de drogas, e no fortalecimento do sistema judicial.

Colômbia e Estados Unidos também enfatizaram a importância do programa de desenvolvimento rural e segurança integrada do país sul-americano, bem como a redução de cultivos ilícitos.

Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia