25/09/2021 às 10h39min - Atualizada em 25/09/2021 às 10h39min

Queijo Minas Artesanal pode ganhar mais uma região produtora

Avaliação está sendo conduzida pela Emater-MG

AB NOTICIAS NEWS
R7
Divulgação

O Estado de Minas Gerais (MG) poderá ter mais uma região reconhecida pela produção tradicional do queijo Minas Artesanal. A área, denominada “Entre Serras da Piedade ao Caraça”, está em fase de caracterização — primeiro passo para o reconhecimento oficial. O local abrange seis municípios da região central do Estado: Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bom Jesus do Amparo e Caeté.

Há cerca de um ano, o levantamento está sendo conduzido pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atualmente, Minas conta com oito regiões já reconhecidas como produtoras desse tipo de queijo: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro.

Queijo Minas Artesanal

A principal característica de distinção do queijo Minas Artesanal de outros é a adição do “pingo”: fermento natural extraído do soro da produção de queijo do dia anterior. Ele proporciona singularidades no aroma, sabor, odor e textura. Na região do Serro, alguns produtores substituem o pingo pela “rala”, que é a porção ralada do próprio queijo artesanal.

Contudo, como cada região é única, é comum ocorrerem diferenças sensoriais entre os produtos, como no modo de prensar ou enformar o queijo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia