24/09/2021 às 12h58min - Atualizada em 24/09/2021 às 12h58min

Biden supera Trump ao deportar milhares de haitianos em velocidade não vista há décadas

Presidente dos EUA usa política do antecessor de extrema direita para justificar deportações em massa após pregar apoio a imigrantes e afirmar que o Haiti não é seguro.

AB NOTICIAS NEWS
The Intercept Brasil
AP Photo/Félix Márquez

APENAS QUATRO MESES ATRÁS, o Departamento de Segurança Interna dos EUA designou o Haiti para o status de proteção temporária. A rara designação se aplica a imigrantes nos Estados Unidos que estão temporariamente impossibilitados de retornar com segurança ao seu país de origem, devido a condições de extrema agitação política, conflito, ou desastres naturais. O governo dos EUA afirmou, portanto, em termos inequívocos, que o Haiti não era um lugar seguro. O status de proteção temporária foi o estendido e expandido para os haitianos há apenas cinco semanas.

No entanto, em um intervalo de 24 horas em setembro, 320 haitianos foram colocados em aviões pelo governo Biden e expulsos de volta ao Haiti, tendo sido removidos do enorme campo de fronteira que se formou ao redor de uma ponte em Del Rio, no Texas. A partir do dia 22 de setembro, espera-se que cerca de 10 voos por dia façam essa viagem. Cerca de 14 mil haitianos serão expulsos dos EUA nas próximas três semanas – quase o número exato reunido atualmente no acampamento de Del Rio.

Para ver matéria completa acesse o link:
https://theintercept.com/2021/09/24/biden-deportacao-milhares-haitianos/



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »