24/09/2021 às 08h08min - Atualizada em 24/09/2021 às 08h08min

Cajazeiras lidera solicitações de reparo na iluminação no 1º semestre

Juntos, os demais bairros da cidade somaram 18.565 solicitações de reparo direcionadas ao órgão no mesmo período.

AB NOTICIAS NEWS
Tribuna da Bahia
Max Haack

Cajazeiras é o bairro de Salvador que mais realizou solicitações de reparos na iluminação pública, no primeiro semestre deste ano – foram 1.104 registros no período, o que equivale a seis pedidos por dia. Os números são do Fala Salvador e das Prefeituras-Bairro, que indicaram também que Pernambués (827 registros), Itapuã (713) e Federação (556) completam as primeiras posições.

Segundo o gerente de Monitoramento e Manutenção da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip), Leonardo Pimentel, algumas dessas regiões têm uma concentração grande de furtos e vandalismo de material, o que ocasiona a interrupção do serviço e, consequentemente, o aumento no número de solicitações.

Juntos, os demais bairros da cidade somaram 18.565 solicitações de reparo direcionadas ao órgão no mesmo período. Para evitar que o serviço seja interrompido e que as ruas fiquem escuras, o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem mantido as manutenções diárias nos equipamentos da cidade. O reparo ocorre entre 24h e 48h após o pedido, respeitando o grau de urgência de cada demanda.

A eficiência na manutenção é conquistada por meio da atuação preventiva, da análise de dados e da realização de rondas diárias. A Dsip ainda acompanha, juntamente ao solicitante, se o problema já foi solucionado e se ele foi atendido dentro do prazo. Esse acompanhamento ocorre por meio do sistema de monitoramento Olho Vivo.

O principal pedido feito pela população é de conserto de ponto apagado. Além disso, também é de responsabilidade do órgão a manutenção de postes públicos e a troca de lâmpadas e luminárias que permanecem acesas ou piscando durante o dia. A população pode entrar em contato com a Prefeitura para pedir esses outros reparos.

Canais de comunicação 

As solicitações podem ser feitas através do Fala Salvador 156, pelo portal www.falasalvador.ba.gov.brou comparecendo a uma das dez  Prefeituras-Bairro distribuídas pela cidade, mediante agendamento prévio. A Dsip também conta com um canal para solicitações emergenciais: o WhatsApp (71) 98549-8728. Casos como choque elétrico em poste, ameaça de queda do poste e apagão (a partir de quatro pontos de iluminação apagados em sequência) podem ser comunicados pelo aplicativo de celular.

“Nós temos dois canais importantes para o registro das solicitações de reparo hoje. Um deles ocorre através do contato feito pelo cidadão por meio dos canais de acesso aos serviços municipais, a exemplo do Fala Salvador. Por esses canais, geralmente, são registrados protocolos para a resolução de problemas pontuais. A outra atuação, chamada de manutenção corretiva, vem através de duas rondas que fazemos, com técnicos que circulam pelas principais vias, a partir das 17h, e vão identificando situações emergenciais. Por exemplo, mais de quatro pontos apagados em sequência é um caso de atuação imediata”, explica Pimentel.

Ainda segundo ele, com os dados históricos levantados, a Dsip identifica quais são os principais problemas ocasionados em determinadas áreas, e onde há maior concentração de ocorrências são programadas as manutenções preventivas. “Nesses locais nós fazemos uma modernização de toda a rede ou solicitamos a elaboração de um novo projeto com sistema antifurto para dificultar o vandalismo e o roubo dos materiais. Com isso, conseguimos reduzir as ocorrências centralizadas em determinadas áreas. O nosso propósito aqui na manutenção é garantir que todos os pontos de iluminação pública do Município permaneçam em funcionamento", diz.


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