22/09/2021 às 16h07min - Atualizada em 22/09/2021 às 16h07min

Detentos participam de curso profissionalizante de elétrica no Rio Grande do Sul

Aulas são ministradas por voluntários do grupo Universal nos Presídios e ajudam na ressocialização

AB NOTICIAS NEWS
Universal
Divulgação

O grupo Universal nos Presídios (UNP) realizou, recentemente, o curso de Elétrica Básica (predial e residencial) no Presídio Regional de Caxias do Sul (RS). O objetivo é proporcionar capacitação profissional a quem está recluso. Dessa maneira, ao recuperar sua liberdade, o detento poderá buscar inserção no mercado de trabalho.

Com essa missão, o UNP proporciona diversos cursos profissionalizantes. Em todo o País, centenas de pessoas já receberam o certificado de qualificação nas áreas de beleza, culinária, elétrica, artesanato e barbearia, por exemplo.

O curso ministrado em Caxias do Sul tem carga horária total de 60 horas, entre aulas teóricas e práticas. O UNP fornece as apostilas necessárias ao estudo e, ao fim do curso, o certificado de conclusão.

Respeitando todas as normas sanitárias na prevenção à pandemia de Covid-19, a primeira turma contou com sete detentos que já trabalham na área de manutenção desta unidade prisional. O curso é coordenado pelo técnico em Eletrônica e Automação Industrial Roger Farias da Luz, também voluntário do grupo UNP.

“O que mais chamou atenção foi ver, nos rostos destes homens, que estão ali para buscar uma transformação de vida”, afirma o professor.

“Essa mudança que está sendo proposta pelo UNP dentro das unidades conta com o apoio espiritual, bem como com a oportunidade de se profissionalizar por meio das oficinas. Participar desta ação é uma honra para mim.”

Nova chance

É sabido que, muitas vezes, as pessoas que estão pagando ou pagaram suas dívidas com a sociedade são vistas com preconceito e excluídas socialmente. Muitas delas, sem qualificação profissional, veem-se sem oportunidades de ter uma vida digna e, infelizmente, não enxergam outra saída que não seja voltar a cometer os erros do passado. O trabalho do UNP é, justamente, auxiliar para que isso não ocorra.

“Esta é uma excelente ação que mobiliza os detentos a melhorarem no âmbito profissional. Além disso, o curso abre seus horizontes para que sejam profissionais nas áreas que almejam se empenhar”, afirma o Pastor Charles Almeida de Aguiar, responsável pelo UNP no Rio Grande do Sul.

Conheça mais sobre o trabalho do UNP visitando a Universal mais próxima de sua casa ou acessando a página oficial do grupo: facebook.com/UNPBrasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia