27/07/2019 às 21h52min - Atualizada em 27/07/2019 às 21h52min

Grupo da Universal promove o “Dia da Saúde” em São Paulo

Evento foi realizado pelo Grupo da Saúde, a fim de ajudar pessoas carentes. Veja como foi

Ab Noticia News
Folha Universal
Fotos: Grupo de Mídia da Saúde

Quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar uma consulta ou um exame sabe como a espera por um atendimento pode ser longa. Com equipes de profissionais reduzidas, quase sempre esse atendimento acaba ficando comprometido. Sem contar na qualidade dos serviços, que também é afetada.

Uma pesquisa realizada pela Comissão de Saúde Global de Alta Qualidade e divulgada pelo jornal científico The Lancet, mostra que cerca de 5 milhões de pessoas morrem por ano em países de média e baixa renda por causa do atendimento precário.

O número supera as 3,6 milhões de mortes por falta de acesso ao sistema de saúde. Entre os 137 países de baixa e média renda estudados está o Brasil. Por aqui, morrem 153 mil pessoas por causa de consultas de má qualidade, número três vezes maior do que as pessoas que morrem por não terem acesso a hospitais, que somam 51 mil.

Evento social

Diante deste cenário precário que a saúde pública vive atualmente, a Universal, por intermédio dos voluntários do Grupo da Saúde, promoveu no último domingo, 21 de julho, um evento social em prol da saúde, no Instituto Bem Maior, localizado na zona leste de São Paulo.

Cerca de 1,3 mil pessoas de várias partes da capital paulista compareceram ao local, a fim de se consultar com médicos especialistas das áreas de pediatria, clínica médica, ginecologia, oncologia, optometria, fisioterapia, psicologia e odontológica. Já 940 pessoas passaram pelos testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

No local, profissionais da área da psicologia, psicanálise e da neurociência também palestraram sobre educação alimentar, sofrimento mental e terapias alternativas, violência, inteligência emocional e a diferença do cérebro do homem e da mulher.

A psicóloga e especialista em psicodrama e neuropsicopedagogia, Simone da Silva Mendes, (foto ao lado) palestrou para dezenas de pessoas. O tema abordado foi o sofrimento mental e as terapias alternativas.

Em entrevista ao Universal.org, ela falou um pouco sobre o assunto.

“A palestra abordou o que é o sofrimento mental, também como entender um pouco da existência humana. O que leva uma pessoa a ter um problema mental e quais as técnicas que podem ajudar a vencer o problema”, disse.

Entre um atendimento e outro, o optometrista Vagner Tonelli, que cuida da saúde primária da visão e identifica o astigmatismo, a miopia e a pós-miopia, contou que gostou da organização do evento. Ele atendeu cerca de 62 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Vilma da Silva, de 53 anos, moradora do bairro de Itaquera (zona leste da capital paulista), estava entre as muitas pessoas presentes no instituto. A dona de casa aproveitou a oportunidade para passar em uma consulta e saber como cuidar melhor da saúde.

“Vim passar em consulta com uma oncologista. Precisamos cuidar da nossa saúde!”, comentou.

Novas parcerias

A especialista em nutrição clínica funcional, Leticia Manduca, (foto ao lado), também esteve presente no evento. Ela foi convidada para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Grupo da Saúde. Em entrevista, ela afirmou que fará parte da equipe de profissionais em futuros eventos.

“Hoje visitei pela primeira vez o projeto, estou me sentindo muito feliz, foi um dia extremamente agradável. Os profissionais devem se aproximar dessa realidade e de um trabalho sério como esse”, comentou.

Cuidando de quem cuida

O Bispo Eduardo Ribeiro é o atual responsável pelo Grupo da Saúde. Na ocasião, ele falou da importância dessas ações e agradeceu a todos os colaboradores e profissionais que ajudaram no evento.

“Hoje, realizamos o evento ‘Dia da Saúde’. Vários atendimentos e palestras foram ministrados às pessoas carentes. Sabemos e vimos a carência das pessoas em passar em uma consulta com especialistas da área médica, uma vez que muitos esperam meses para conseguir um atendimento. Conseguimos alcançar o nosso objetivo. Deixo aqui o meu pedido para profissionais da área da saúde e voluntários quem quiserem nos ajudar, que nos procurem!”, finalizou o Bispo Eduardo.

Seja um voluntário

Quer saber mais detalhes e informações sobre o grupo? Procure o pastor responsável do Grupo da Saúde na Universal em que você frequenta ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 94821-0173 ou email[email protected].

Para solicitar uma visita do grupo em qualquer parte do Brasil, procure pelo SOS Saúde Templo no WhatsApp (11) 99748-7596 ou no e-mail: [email protected]. O pedido será encaminhado à equipe mais próxima de você.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia