20/09/2021 às 19h09min - Atualizada em 21/09/2021 às 00h01min

Projeto que incentiva as artes cênicas chega a Guararapes com acervo gratuito para público infantil

EMEBs Adelmo Almeida, Dr. Antônio P. de Oliveira e Ivete Abdo Teodoro de Oliveira recebem o “Armarinho, Cantinho da Imaginação” na terça-feira, 21 de setembro

SALA DA NOTÍCIA Patricia Nascimento
Vanilton Xavier
Com o propósito de difundir as artes cênicas para o público infantil através do contato com armarinhos cenográficos para oficinas de teatro e contação de histórias, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” chega a uma nova cidade: Guararapes. Na próxima terça-feira, 21, três escolas recebem as estruturas no município. A ação propõe ainda uma reflexão acerca do desmatamento e da conservação dos recursos naturais, visto que na data comemora-se o dia da árvore.

No período da manhã, às 10h, a EMEB Adelmo Almeida inaugura as ações do dia. Durante a tarde, a EMEB Dr. Antonio P. de Oliveira (às 13h) e a EMEB Ivete Abdo Teodoro de Oliveira (às 16h) serão as contempladas. Cada armarinho é entregue com brinquedos e jogos educativos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs. Diante do cenário ainda pandêmico, o projeto está sendo entregue respeitando todas os protocolos sanitários vigentes a fim de assegurar a segurança de todos os envolvidos.

“A ideia é que os educadores utilizem esse material na preparação das atividades que serão realizadas com as crianças quando as aulas presenciais forem retomadas. Uma forma lúdica de educar e estimular a imaginação dos pequenos, com o objetivo de ampliar e aguçar o repertório cultural dos estudantes, impactando diretamente na construção da subjetividade de cada ser”, pontua Ewerton Silvino, supervisor de eventos da Incentivar – proponente do projeto, reforçando que os materiais são de uso permanente e oferecidos pelo projeto de forma gratuita.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, com produção da Incentivar e patrocínio da Óleos Menu – empresa fruto da migração japonesa no Brasil e que tem o desenvolvimento social como missão. “A Óleo Menu apoia o projeto, pois tem o compromisso de oferecer às nossas crianças a oportunidade de acesso às atividades culturais que, através do universo lúdico, transformar a forma como elas enxergam o mundo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento dos nossos pequenos. Como dizia Augusto Cury, educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar”, comenta o Sr. Satoshi Kitayama, presidente da empresa.

SERVIÇO
“Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Guararapes
Instituição Beneficiada: EMEB Adelmo Almeida
Endereço: R. João Batista Peres Marques, 904, Centro – Guararapes (SP)
Data e Hora: Terça-feira, 21 de setembro de 2021, às 10h

Instituição Beneficiada: EMEB Dr. Antônio P. de Oliveira
Endereço: Av. Marechal Floriano, 1451, Centro – Guararapes (SP)
Data e Hora: Terça-feira, 21 de setembro de 2021, às 13h

Instituição Beneficiada: EMEB Ivete Abdo Teodoro de Oliveira
Endereço: R. Rui Barbosa, 432, Jd. Industrial – Guararapes (SP)
Data e Hora: Terça-feira, 21 de setembro de 2021, às 16h

---

Sobre a Óleos Menu: No auge do ciclo do algodão no Estado de São Paulo, mais precisamente na região Noroeste, a trading japonesa Toyo Menka Kaisha Limited. efetuou seu primeiro investimento no Brasil no ramo alimentício inaugurando, em abril de 1968, a Superfine Óleos Vegetais Ltda. na cidade de Guararapes, que na época era considerada uma das maiores produtoras de algodão do país. O investimento do capital externo veio alavancar ainda mais a economia e toda cadeia produtiva rural da região, trazendo enormes benefícios para a prosperidade local. A empresa deu início às suas atividades de industrialização, com uma usina de beneficiamento de algodão em caroço e uma esmagadora de caroço de algodão, além do consumo do caroço de algodão da sua usina de beneficiamento, que era adquirido da produção regional, sua capacidade de esmagamento era complementada com caroço de algodão adquirido de outras regiões do estado de São Paulo e dos estados do Paraná e Goiás. Em 1º de junho de 1971, a empresa muda, como estratégia de marketing, sua razão social para Óleos Menu Indústria e Comércio Ltda., nome que é mantido até os dias atuais no mercado de óleo vegetal de caroço de algodão e seus subprodutos. A trading japonesa Toyo Menka Kaisha Limited., em 9 de janeiro de 1991, altera sua razão social para Tomen Corporation, em virtude de uma reestruturação da organização em nível mundial. Em 3 de abril de 2006, a controladora Tomen Corporation foi incorporada pela TOYOTA TSUSHO CORPORATION, que é um sogo shosha* e, membro do Grupo Toyota. A Toyota Tsusho tem uma presença mundial através de seus muitos materiais) subsidiárias e divisões operacionais. Mais informações em: https://www.toyota-tsusho.com/english/company/. Desde 2006 a Óleos Menu passou a pertencer ao grupo Toyota Tsusho Corporation, e mantém atualmente as atividades de processamento de caroço de algodão para fabricação de seus produtos. Exporta pra diversos países no mundo e mercado nacional. Muito conhecida pelo alto padrão de qualidade dos seus produtos e responsabilidade socioambiental.

*Sogo Shosha: grupos empresariais que surgiram no Japão, a partir de empresas de comércio internacional (trading companies) que comercializam diversos produtos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »